A segunda temporada do podcast “Conta aí, Ipaam!” inicia com bate-papo sobre saúde mental

O primeiro episódio da segunda temporada do podcast do Ipaam faz referência à campanha Janeiro Branco

O podcast “Conta aí, Ipaam!”, do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), iniciou sua segunda temporada falando sobre saúde mental, em alusão ao Janeiro Branco, movimento realizado para conscientização dos cuidados com a saúde da mente. Servidor do órgão, o psicanalista Igor Queiroz participou desse bate-papo com as apresentadoras Kézia Ferreira e Luísa Geber.

A campanha teve início em 2014, e em 2023 tem como tema “A vida pede equilíbrio!”, o objetivo do Janeiro Branco é fazer com que as pessoas estejam mais dispostas a refletirem sobre suas vidas, relações e objetivos desejados para o ano que se inicia. No entanto, nessa busca, nem sempre a saúde mental é priorizada, daí a importância de se discutir a temática junto à sociedade.

A pandemia de Covid-19 impactou de forma dolorosa a vida de muitas pessoas. Muitos funcionários do instituto não souberam lidar com as consequências da doença no trabalho e no seio familiar. Devido a isso, o diretor-presidente Juliano Valente viu a necessidade de implantar no órgão um setor que cuidasse da saúde mental e bem-estar de seus servidores, e no final de 2020 um especialista foi contratado.

Durante o bate-papo questões como hiperconectividade, relação entre pais e filhos, empregados e chefia, fobias, transtornos e, principalmente, formas de identificar um problema de saúde mental e seus possíveis tratamentos foram respondidas. Igor Queiroz salienta a dificuldade de fazer com que a maioria da sociedade compreenda a importância de buscar ajuda para os problemas mentais e emocionais.

“As pessoas geralmente dizem que o homem não gosta de procurar saúde médica, a mulher que gosta mais. E quando se trata de saúde mental então, vale para todos os gêneros. Ninguém gosta de procurar por saúde mental. As pessoas têm um certo preconceito e dizem que é coisa para doido”, pontua o psicanalista.

Igor alerta ainda sobre a normalização de sentimentos depressivos e problemas como a ansiedade. “Esse preconceito acaba por fazer com que as pessoas achem normais esses problemas. A ansiedade é normal. Todos passamos por isso em determinadas situações, mas o transtorno de ansiedade não é normal e a pessoa não pode se acostumar com essa situação”, ressaltou o psicanalista.

Conta aí, Ipaam!

O podcast “Conta aí, Ipaam!” é uma proposta do órgão ambiental para evidenciar o trabalho de quem defende e para manter a floresta em pé e garantir um desenvolvimento sustentável para o estado.

O primeiro episódio foi ao ar em maio de 2022, para o aniversário dos dez anos do Cadastro Ambiental Rural (CAR), aprofundando a temática para que mais pessoas pudessem entender o papel do Ipaam na vida do agricultor familiar do Amazonas, sob o comando de Andréia Farias.

A primeira temporada contou com sete episódios, pautados no trabalho desempenhado pelas gerências técnicas do órgão e em datas importantes para a questão ambiental.

Os episódios podem ser conferidos por meio do link https://spoti.fi/3Xse72I

TEXTO: Kézia Ferreira

FOTOS: José Narbaes/Ipaam