Em Urucará, Gerência Florestal do Ipaam orienta sobre regularização de movelarias

Moveleiros do município também têm interesse na regularização para participação no Promove, programa do Governo do Estado

Com o objetivo de ajudar profissionais do setor moveleiro do município de Urucará (distante 261 quilômetros de Manaus), a se tornarem elegíveis para o Programa de Regionalização do Mobiliário Escolar (Promove) do Governo do Estado, executado pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), a Gerência de Controle Florestal do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) realizou uma série de reuniões com membros do setor moveleiro do município.

A ação, que orientou sobre a regularização ambiental de suas movelarias e as formas de obtenção de madeira legalizada, aconteceu na Câmara Municipal, entre os dias 13 e 17 deste mês, com participação do prefeito da cidade, Enrico de Souza Falabella.

O diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, afirma que ações esclarecedoras como essa são importantes para que a regularização se torne algo acessível a todos.

“É por ações como essa que podemos esclarecer àqueles que desejam trabalhar de forma legalizada e dentro dos padrões sustentáveis, que o licenciamento abre portas não só para programas governamentais, mas também para a credibilidade do produto comercializado”, enfatizou Valente.

O Promove viabiliza incentivos para a fabricação de mobiliários escolares, tendo como matéria-prima a madeira oriunda dos Planos de Manejo Florestal.

Para o gerente de Controle Florestal do Ipaam, Márcio Dalmo, esse tipo de ação é necessária para que o empreendedor do interior do estado possa ter conhecimento dos benefícios de estar com seus empreendimentos ambientalmente legalizados.

“A regularização ambiental das movelarias é de vital importância, pois permite o acesso a linhas de crédito e credenciamento em programas para fornecimento de mobiliário ao governo do Estado, possibilitando a aquisição de madeira de origem legalizada a fim de planejar as atividades e manter a produção continuada”, ressalta Dalmo.

Os técnicos florestais do Ipaam também se reuniram com a vice-prefeita de Urucará, Ana Tereza Guimarães, representantes do Sebrae e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, além do gerente local do Idam, Marcivaldo Castro, os quais também participaram de visita técnica a um viveiro de mudas na Cooperativa Agrofrutífera de Produtores de Urucará.

FOTOS: Divulgação/Ipaam