Embarcações serão alvo de ação de sensibilização para combater descarte irregular de resíduos

Trabalho começa na próxima terça (25/6) e prossegue até a sexta-feira (28/6) nas balsas localizadas na Manaus Moderna

O Governo do Estado realizará, a partir da próxima terça-feira (25/06), uma ação de sensibilização para combater o descarte irregular de resíduos nas embarcações que sairão com turistas rumo ao 54º Festival Folclórico de Parintins. A ação faz parte da campanha “Dois Pra Lá, Dois Pra Cá”, coordenada pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

O trabalho de sensibilização ficará concentrado nas balsas ao longo da Manaus Moderna, local de onde sai grande parte das embarcações rumo a Parintins. Equipes do Ipaam e Sema estarão percorrendo as embarcações das 8h às 17h, segundo informou a Assessora do Núcleo de Educação Ambiental do Ipaam, Therezinha Melo.

“O nosso objetivo é sensibilizar os passageiros e responsáveis pelas embarcações quanto ao descarte correto dos resíduos produzidos durante a viagem. A latinha e a garrafa pet, muito usadas nos barcos, podem ir para reciclagem”, pontuou.

Parintins, este ano, terá coleta seletiva, mas o trabalho de conscientização, segundo o secretário da Sema, Eduardo Taveira, inicia na viagem.

“Realizaremos uma ação inédita em Parintins com coleta seletiva, mas não podemos esquecer que o problema muitas vezes começa em Manaus, com os brincantes jogando lixo nos rios. Acreditamos no poder transformador da educação ambiental e, por isso, teremos essa ação nos barcos, orientando os turistas e tripulantes”, disse Taveira.

O diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, afirmou que o Festival de Parintins é único no mundo e, por essa responsabilidade, tem que ser case positivo de várias ações, principalmente às voltadas para o meio ambiente. “Uma das bandeiras que o Festival sempre levanta é a preservação da Amazônia, por isso o Governo realiza campanhas para que a festa de Caprichoso e Garantido sirva de exemplo no item ambiental”.

FOTOS: Ricardo Oliveira e Divulgação