Fim de semana no Parque Sumaúma terá trilhas guiadas e cine ambiental

O Parque Estadual Sumaúma estará aberto neste fim de semana (15 e 16/06) com programação gratuita. A Unidade de Conservação (UC), localizada na zona norte de Manaus, receberá visitantes para trilhas guiadas, cine ambiental, entre outras atividades.

A agenda faz parte do ‘Junho Verde’, mês do Meio Ambiente promovido em conjunto pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc-AM). Nos dois dias, o parque funcionará de 8h às 16h. A entrada é gratuita.

A programação no Parque Sumaúma inclui atividades lúdicas de educação ambiental para crianças, cine ambiental, trilhas guiadas e plantio de mudas do Viveiro Ingá, recém-inaugurado no local. “Queremos que este espaço seja apreciado por toda a família, por isso a programação engloba atividades para diferentes faixas etárias. O objetivo é oferecer uma opção de lazer e bem-estar para a sociedade, aliados à tão importante educação ambiental que a Sema promove”, destacou o secretário estadual do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

Para visitar as trilhas no parque, é recomendado que as pessoas utilizem sapato fechado (tênis ou bota), roupas leves e confortáveis, repelente e protetor solar. É sugerido ainda que os visitantes levem garrafas reutilizáveis, evitando o uso de plástico e diminuindo a geração de resíduos sólidos na unidade de conservação.

Junho Verde – Durante o mês do Meio Ambiente, Manaus e outros 17 municípios do interior do Amazonas estão recebendo atividades do “Junho Verde”. As ações são realizadas tanto nas zonas urbanas quanto nas zonas rurais, levando também educação ambiental para as Unidades de Conservação (UC) gerenciadas pela Sema.

Na capital, a programação tem como principal foco o Parque Estadual Sumaúma, que passou a funcionar aos domingos, oferecendo um espaço de lazer e bem-estar para as famílias da zona norte. A programação completa está disponível no site: www.meioambiente.am.gov.br

FOTOS: Ricardo Oliveira/Sema