Governo do Amazonas beneficia catadores com entrega de triciclos para atuação no interior do Estado

O Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), beneficiou catadores associados ao Comitê Regional do Movimento Nacional de Catadores no Amazonas (MNCR), com a entrega de três triciclos motorizados, nesta sexta-feira (03/12) na sede do órgão. A ação tornou-se viável mediante Termo de Ajuste de Conduta Ambiental (TACA) aplicada pelo Instituto, que possibilitou a integração dos veículos ao trabalho dos associados.

Os triciclos motorizados auxiliarão na logística dos catadores nos municípios de Carauari, Jutaí e Nhamundá, propiciando melhor locomoção, além de facilitar o recolhimento de grandes quantidades de resíduos nas carrocerias. Dessa forma, a tarefa pode ser dinamizada e garantir celeridade ao dia a dia dos colaboradores.

Durante a entrega, o diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, destacou a importância do desempenho dos catadores na contribuição da gestão de resíduos sólidos urbanos, principalmente em destinações sustentáveis como a reciclagem.

“Esse trabalho de parceria entre órgãos ambientais e entidades não governamentais, que desenvolvem atividades voltadas para a preservação do meio ambiente e subsídio humano, são de extrema importância para o Estado, pois estaremos contribuindo para o desenvolvimento de oportunidades que promovam a sustentabilidade ambiental e reduzem a vulnerabilidade social”, pontua Valente.

Para Suelen Ramos, coordenadora do Comitê Regional do MNCR no Amazonas, a aquisição dos triciclos é uma conquista que fortalece a coleta seletiva e a gestão de resíduos sólidos urbanos no interior do estado.

“Esses equipamentos irão garantir logística de transporte para as organizações dos catadores do interior e esperamos que as prefeituras assumam sua responsabilidade no apoio às organizações dos catadores no estado, garantindo galpões, apoio na organização dos catadores e contratação para o serviço de coleta seletiva”, enfatiza Suelen.

Representatividade – O Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) é um agrupamento social que há cerca de 20 anos executa as organizações dos catadores e catadoras de materiais recicláveis por todo Brasil, com encontros, capacitações e representação em diálogo com o poder público. No Amazonas, o grupo é composto por 27 associações e possui assento de titularidade no Conselho Estadual de Meio Ambiente do Estado.

FOTOS: José Narbaes e Kézia Ferreira/Ipaam