Governo do Amazonas encerra a segunda etapa da Consulta Pública para Política Florestal do Estado

Fotos: José Narbaes/Ipaam

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) encerrou, nesta terça-feira (26/06), a segunda etapa da Consulta Pública Presencial para discutir a elaboração da Política Florestal do Estado. O debate teve início segunda-feira (25/06) no auditório da Universidade Paulista (Unip), no bairro Parque Dez, zona Centro-Sul de Manaus.

A audiência faz parte do Projeto de Prevenção e Combate ao Desmatamento e Conservação da Floresta Tropical no Estado do Amazonas (Profloram), coordenado pelo Instituto Piatã e a GOPA, financiado pelo Banco Alemão de Desenvolvimento – KfW. O evento é realizado pelo Instituto Avaliação Pesquisas Projetos e Pesquisas Socioambientais em parceria com o Governo do Amazonas.

O secretário da Sema e presidente do Ipaam, Marcelo Dutra informou que a Consulta Pública Presencial é aberto ao público e, com o encontro, o Governo do Amazonas abre, mais uma vez, um amplo debate democrático para construir diretrizes de uma política pública que tem a floresta e o homem do interior como protagonistas. “O Estado é o maior provedor de serviços ambientais do planeta e precisamos garantir a governança desses recursos com bases sustentáveis”, disse.

Os temas centrais abrangem todo o cenário florestal para que seja criada uma politica que atenda as particularidades do Estado. Durante os debates representantes da sociedade civil, estudantes, acadêmicos e a comunidade científica discutem institucionalidade, políticas associadas, mecanismo de produção florestal, licenciamento ambiental e autorizações florestais para governança florestal, aspectos territoriais, restauração florestal e recuperação de áreas degradas.

A preocupação com financiamento e incentivos, mecanismos de aproveitamento de recurso, ensino, educação e fortalecimento sócio florestal, industrialização e comercialização, instrumentos de informação, ciência e pesquisa também contemplou a tônica das discussões. “Mais uma vez, como aconteceu com a pesca esportiva, o Governo do Amazonas abre um espaço democrático de discussão e quer ouvir o povo amazonense para construir uma política de grande importância para o Estado”, disse Marcelo Dutra.

Maués ─ A primeira abertura da Consulta Pública foi realiza nos dias 13 e 14/06, onde foi realizada a exposição do moderador sobre os temas, discussão da metodologia da consulta, identificação de expectativas dos participantes e debate técnico sobre os temas. Outros encontros acontecem nos municípios, como Maués (distante 276 quilômetros de Manaus).

Online ─ De acordo com o coordenador do Instituto Avaliação, Alexandre Brasil, além da Consulta Presencial, o público também pode registrar seu comentário e opiniões no site do órgão www.amazonas.avaliacao.org.br. A partir desta quinta-feira (28/06), segundo ele, o instituto vai disponibilizar a matriz lógica atualizada para download no mesmo endereço eletrônico. Todos os vídeos e áudios das consultas também serão disponibilizados online.