Ipaam apura derramamento de óleo no rio Tarumã-Açu

IPAAM – O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) apurou as causas de um vazamento de óleo no igarapé do Tarumã-Açu, no bairro Tarumã, zona Centro-Oeste de Manaus. Após um vídeo enviado ao Ipaam, mostrando o óleo no leito do igarapé.

Segundo o chefe da Gerência de Fiscalização Ambiental do IPAAM, Hermógenes Rabelo, a equipe de fiscalização percorreu pelo leito e margem do igarapé, desde a entrada até a margem e constatou apenas vestígio do óleo em um ponto da margem. De acordo com Hermógenes, “houve degradação natural do sistema aquático com o passar do tempo. Tempo esse suficiente para degradação de óleo de densidade média ”

A origem do produto ainda não foi identificada, no local existe várias moradias, e que fica difícil de localizar o infrator. “Apesar disso, a apuração continua e pedimos ajuda das pessoas que moram ou trabalham naquela área para que informe imediatamente ao Ipaam por meio do Disque Denúncia 2123-6715 ou 98455-7379 situações semelhantes”, disse.

Fotos: José Narbaes/IPAAM