Ipaam destaca atuação do Estado na destinação de resíduos em encontro com especialista em aterro sanitário

Autoridade do setor, Kaimoto frisa que Amazonas é o estado com maiores valores ambientais do país e atuação aqui deve estar consagrada e que seja absolutamente correta

 

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) recebeu a visita de Luís Sérgio Akira Kaimoto, uma das maiores autoridades em aterro sanitário do país e, também, consultor do Banco Mundial, da Secretaria de Meio Ambiente de Curitiba e do Ministério do Meio Ambiente, na quarta-feira (12/04). Ele trabalha em 24 das 27 federações do Brasil e está encerrando, em Manaus, sua viagem pela região Norte.

Em reunião com o diretor-presidente do Instituto, Juliano Valente, e representantes da Gerência de Recursos Minerais do órgão, o consultor explanou sobre a importância de se estabelecer um modelo eficiente de aterro sanitário e estações de tratamento de chorume.

Para Juliano Valente, a visita de Kaimoto é importantíssima para o estreitamento das relações, compartilhamento de conhecimento e para o entendimento dos procedimentos corretos no processo de destinação do chorume.

“Para o Ipaam, receber uma das maiores autoridades em aterro sanitário deste país significa muito na caminhada que temos pela frente, sobre tratamento e destinação de resíduos no Amazonas. O Governo do Estado tem tratado com máxima atenção as pautas relacionadas a projetos que devem melhorar e elevar o nível do tratamento adequado para os resíduos por nós descartados”, afirma Valente.

“O Amazonas é o estado que traz os maiores valores ambientais do país. Portanto, se a gente já tem um passeio por essa responsabilidade no país, como um todo, a atuação aqui tem que estar consagrada e com a convicção de que vai ser absolutamente correta”, salientou Kaimoto, sobre a região Norte ter os maiores valores ambientais do território brasileiro.

especialista enfatizou, ainda, que “mais que isso tudo o que a gente montou, levando em consideração as melhores técnicas e tecnologias utilizadas para os aterros criados para proteger todos os aspectos ambientais de cada região e de cada local, essas vão ter que ser superadas, melhoradas, consagradas aqui”.

 

TEXTO: Sephora Melo

FOTOS: José Narbaes / Ipaam