Ipaam e Batalhão Ambiental apreendem carga ilegal de maçaranduba que iria para Fortaleza

Madeira

Fiscais do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e policiais do Batalhão Ambiental da Polícia Militar apreenderam, neste sábado (20/01, na barreira da BR-174, que liga Manaus a Boa Vista (RR), um carregamento de 22 metros cúbicos de madeira serrada da espécie maçaranduba, uma das madeiras nobre da região.

De acordo com o gerente de Fiscalização Ambiental do órgão (Gefa), Abener Brandão, a carga estava sendo transportada de Roraima para Manaus em um contêiner e tinha como destino a cidade de Fortaleza (CE). “Observamos que havia uma quantidade de madeira não declarada no Documento de Origem Florestal (DOF) e a carga foi apreendida para conferência”, disse.

Brandão informou que, no DOF, a empresa contratada para o transporte declarou que, entre o material, haviam tábuas, vigas e vigotas. Na conferência do carregamento, segundo o gerente do Ipaam, as tábuas não foram encontradas. Na ação, o veículo foi apreendido e o órgão aplicou uma multa de R$ 6 mil por crime ambiental à transportadora, de nome não informado.