Ipaam e Sema recebem comitiva do Ministério de Recursos Naturais da China

Representantes do Ministério de Recursos Naturais da China participaram de encontro, nesta terça-feira (02/07), com os gestores ambientais do Amazonas. Na pauta, troca de experiências com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), além de uma possível parceria na área.

A reunião discutiu gestão de recursos naturais, incluindo as florestas, o uso da terra, recursos minerais e rios, enfatizando aspectos tecnológicos do monitoramento e planejamento ambiental como o sensoriamento remoto e os sistemas de informações geográficas.

De acordo com o presidente do Ipaam, Juliano Valente, o encontro foi importante para intercâmbio de informações quanto ao uso dos recursos naturais de forma sustentável. “O encontro com a comitiva chinesa possibilita ao Estado do Amazonas um maior entendimento no que se refere às questões ambientais, uma vez que a China é um modelo que vem crescendo quando o assunto é a preservação desses recursos”, disse.

O secretário estadual de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, destacou a possibilidade de parcerias com o país. “O relacionamento com a China é importante, pois o país tem grandes responsabilidades quanto à regularização e a conservação dos recursos naturais. Esta visita aproxima o Estado do Amazonas e a China para futuras parcerias”, explicou.

Participaram do encontro o vice-ministro de Recursos Naturais da China, Kurexi Maihesuti; diretor geral do Departamento de Levantamentos Topográficos e Mapeamento Territorial do Ministério de Recursos Naturais da China, Wu Wenzhong; diretor geral adjunto do Departamento de Cooperação Internacional do Ministério de Recursos Naturais da China, Wang Qian; diretor geral do Escritório Regional de Levantamentos Topográficos e Mapeamento Territorial da Província de Sichuan, Yang Sheng; chefe da divisão adjunta do Escritório Geral do Ministério dos Recursos Naturais da China, Zhang Guigang; e a coordenadora de projeto do Departamento de Cooperação Internacional do Ministério de Recursos Naturais da China, Lyu Pin.

FOTO: Divulgação/Sema