Ipaam informa sobre liberação das atividades de exploração florestal para 2020

Em conformidade com a Resolução/CEMAAM 30/18, o próximo período de restrição será definido até dezembro deste ano

Em cumprimento ao calendário florestal no estado do Amazonas, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) informa que encerrou, nesta sexta- feira (15/05), o período de restrições de atividades de exploração florestal licenciadas pelo órgão.

De acordo com o diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, o calendário é uma forma eficiente de evitar impactos ao meio ambiente. “A legislação prevê que, durante um tempo, o detentor que possui a licença não pode explorar para não danificar a floresta. Quando termina este período de restrição, eles podem fazer a extração de madeira de forma sustentável, o que minimiza os impactos na hora da extração”, explicou o diretor.

O gerente de Controle Florestal do órgão, Márcio Dalmo, reforçou que esse período de restrição de atividades de exploração é necessário para resguardar a floresta. “Além de evitar impactos negativos ao meio ambiente, esse período também contribui para a manutenção das estradas e pátios, bem como redução de custos e desgastes de máquinas e equipamentos”, disse.

Dalmo lembrou ainda que a liberação dos projetos no sistema DOF/Sinaflor iniciará a partir de segunda-feira (18/05). “A liberação está condicionada ao cumprimento de restrições/condicionantes de cada licença, precisando ser apresentados itens, como publicação da licença de operação, averbação/registro do termo de manutenção de floresta e relatório de atividades” explicou.

Foto: Ricardo Oliveira/Ipaam