Ipaam inicia campanha para a regularização de Criadores Amadores de Passeriformes

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) deu início à campanha para a regularização dos Criadores Amadores de Passeriformes no estado que ainda não possuem licença para a atividade. A Gerência de Fauna do órgão informou que os criadores de pássaros que se encontram com pendências estarão sujeitos a autuações.

O gerente de Fauna do Ipaam, Marcelo Garcia, explicou que a regularização era feita pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio do Sistema de Gestão de Criadores Amadoristas de Passeriformes Silvestres Nativos (Sispass) e, desde 2013, o processo passou a ser realizado pelo Ipaam, ainda pelo Sispass.

“Os criadores que ainda tiverem pendências ou que ainda estiverem cadastrados apenas pelo Ibama devem procurar o Ipaam para se regularizar. Nós estaremos enviando notificações a esses criadores. A campanha se estenderá até o final do ano”, disse.

Sispass – O Sistema de Gestão de Criadores Amadoristas de Passeriformes Silvestres Nativos foi desenvolvido pelo Ibama com objetivo de monitorar a criação de Passeriformes, conhecidos como passarinhos silvestres. O sistema permite a criação em cativeiro de forma legal.

Os criadores de Passeriformes Silvestres Nativos no Amazonas que quiserem obter mais informações podem acessar o site http://www.ipaam.am.gov.br/ ou, em caso de maiores dúvidas, entrar em contato com a Gerência de Fauna do Ipaam pelo número: 2123-6739.

 

FOTOS: Divulgação/Ipaam