Ipaam lança novo modelo de cadastro para entidades filantrópicas

O Governo do Estado lança, na próxima segunda-feira (18/03), o novo sistema de cadastramento de entidades receptoras de doações, oriundas das ações de fiscalização ambiental no interior e em Manaus, realizadas pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

Com o novo procedimento, o Ipaam quer deixar mais simplificado, ágil e menos burocrático o trabalho para fazer doações dos materiais apreendidos. “O cadastro será totalmente online e vai agilizar muito, tanto a nossa parte, quanto das instituições interessadas em receber as doações”, explicou o diretor-presidente do instituto, Juliano Valente.

Para o gerente da Gerência de Fiscalização (Gefa) do Ipaam, Hermógenes Rabelo, o cadastro online chega para dar celeridade em todo o processo de doação, evitando assim desperdício de produtos. “O Órgão precisa de imediato fazer essas doações porque em alguns casos, como o pescado, pode estragar muito rápido e, com o cadastro, poderemos ver a capacidade que cada entidade tem e se tem condições de receber a doação”, explicou Rabelo.

Site – A partir desta segunda-feira (18/03), os interessados deverão acessar o site do Ipaam (www.ipaam.am.gov.br) e procurar a aba de serviços. “Nesta aba, tem uma voltada especialmente para cadastramento para receber doações. O melhor de tudo é que os interessados poderão fazer upload dos documentos necessários, evitando a ida ao Ipaam para deixá-los, acabando de vez a burocracia neste processo”, finalizou Hermógenes Rabelo.

Além disso, as entidades terão que informar a capacidade de armazenamento e se contam com veículos e carregadores para o transporte dos materiais a serem doados.

Doações – Entre os materiais que poderão ser doadas estão: madeira serrada e em tora; areia; seixo; brita; material argiloso; pescado fresco e salgado e carcaças de animal silvestre para fins científicos ou alimentação de animal de zoológico.

FOTOS: DIVULGAÇÃO/IPAAM