Ipaam leva atividades de educação ambiental para alunos de escola municipal da zona leste de Manaus

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), por intermédio da Gerência de Educação Ambiental (Geam), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza, nesta sexta-feira (27/04), na Escola Francisco Maia de Amorim, no bairro João Paulo II, zona leste de Manaus, a campanha “Diga Não ao Fogo” com atividades educativas.

De acordo com a técnica da Geam, Vandete Sousa, o objetivo da ação é sensibilizar alunos e moradores da zona leste sobre os riscos e impactos negativos ao meio ambiente provocados pelas queimadas e desmatamentos, que afeta principalmente a saúde humana. “Os estudantes também recebem orientações sobre resíduos sólidos, uso racional da água, fauna silvestre e pesca predatória”, disse.

As atividades são desenvolvidas dentro de um micro-ônibus onde funciona a biblioteca móvel do Ipaam “Juscelino Batista”. A unidade educativa do órgão de controle ambiental foi transformada em um espaço para leitura e consultas bibliográficas, no qual contém aproximadamente 600 exemplares de livros com assuntos sobre meio ambiente e temas ligados ao bioma e a biodiversidade da Amazônia.

“Diga não ao Fogo” é tema principal das atividades na zona leste, que, no ano passado, apresentou denúncias de focos de queimadas e desmatamento provocados por invasões de terras. A campanha vem sendo realizada em Manaus e municípios da Região Metropolitana. No João Paulo, o trabalho conta com a parceria do Projeto Oca’s do Conhecimento Ambiental, coordenado pela Semed.

FOTO: DIVULGAÇÃO/IPAAM