Ipaam leva Oficina “Fazendo Arte com Garrafa Pet” a Uarini

Durante os dias de oficina foram recolhidas do lixo mais de 500 garrafas pets para uso nas atividades

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), por meio do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), esteve no município de Uarini (a 565 km de Manaus), realizando a Oficina “Fazendo Arte com Garrafa Pet”. A capacitação alcançou, aproximadamente, 50 participantes, entre agentes de limpeza pública, professores da rede municipal de ensino e o público em geral, de 19 a 24 de maio, no auditório Sebastião Guedes Machado, da Câmara Municipal do município.

A oficina, solicitada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Uarini, teve como objetivo beneficiar comunidades em duas importantes vertentes: geração de renda e redução do lixo nas ruas e lixões. Durante a capacitação foram utilizadas mais de 500 garrafas pets, coletadas por servidores da Semma do município e os participantes puderam aprender a confeccionar bolsas, cestos, vasos de flores e o que mais a criatividade lhes permitisse.

O diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, ressalta a importância das atividades integradas do governo estadual com as prefeituras municipais.

“Ações integradas mostram não só que os objetivos estão alinhados, mas também que há uma proximidade entre Governo do Estado e prefeituras, principalmente no que diz respeito às ações de educação ambiental como as oficinas promovidas pelo NEA, além de proporcionar uma renda extra a quem depende da reciclagem para sua sobrevivência e de sua família”, salientou Valente.

Para a instrutora do curso e técnica ambiental do Ipaam, Vandete Rocha, o número de material coletado para a oficina indica a relevância desse trabalho.

“Cortamos mais de 500 garrafas pets para fazer os filetes para o artesanato. Imagina o quanto a comunidade vai conseguir retirar de garrafas dos lixões se der prosseguimento nesse trabalho. O benefício será para todos, sociedade, pessoa individual por causa da renda que pode ser gerada a partir daqui e meio ambiente”, conclui Vandete.

O secretário da Semma de Uarini, Waldir Pereira, agradeceu ao Ipaam por atender à solicitação do município, que já realiza um projeto de reciclagem e a oficina contribuiu ainda mais com o desenvolvimento deste.

Foto: Ionney Curintima/Secom-Uarini

Reciclagem

“Quero agradecer o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas por atender a nossa solicitação e enviar uma equipe do Núcleo de Educação Ambiental para ministrar essa oficina de reaproveitamento de materiais recicláveis. Esse curso veio atender uma demanda muito grande do nosso município por conhecimento. É muito importante esse curso porque vai ajudar o nosso projeto de reciclagem a se desenvolver mais e assim contribuir com o meio ambiente do nosso município”, declarou o secretário.

Marlon Jaime Lima, professor da rede municipal, foi um dos participantes da oficina e ressaltou a satisfação de participar do aprendizado. “Está sendo bastante proveitoso participar dessa oficina, com a qual nós estamos aprendendo a fazer arte com garrafa pet. Confesso que está sendo uma experiência nova e a partir daqui quero levar esse conhecimento para os meus alunos, falar um pouco mais da importância da reciclagem e trabalhar com os resíduos sólidos na confecção de artesanato”, disse Marlon.

TEXTO: Kézia Ferreira

FOTOS: Kézia Ferreira/Ipaam e Ionney Curintima/Secom-Uarini