Ipaam promove campanha interna de conscientização contra o suicídio em alusão a Campanha do Setembro Amarelo

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) iniciou na manhã desta quarta-feira, (01/09), a campanha do Setembro Amarelo – uma iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, e veiculada no Estado por meio do Governo do Amazonas – que visa  prevenir e reduzir a taxa de suicídio no país, contando com o apoio dos órgãos federais, núcleos, associados e de toda a sociedade.

A proposta da campanha é trazer um pouco de bem-estar às pessoas, que por questões emocionais, principalmente devido aos impactos causados pela pandemia, apresentam dificuldades de lidar com suas inquietações, como explica Igor Queiroz, psicanalista do órgão lotado no setor de Saúde Mental e Bem-Estar e autor da campanha interna.

“Hoje fizemos uma distribuição de lacinhos amarelos, que é um símbolo representativo do Setembro Amarelo, para que as pessoas, ao olharem para esse lacinho possam identificar e entender que elas podem ser ajudadas de alguma forma e que elas podem e devem procurar uma ajuda e que elas não precisam lidar com isso sozinhas.” ressalta.

Para lembrar os servidores de sua importância, foram distribuídos cerca 250 cartões alusivos à campanha, juntamente com um laço amarelo que será usado até o fim do mês. Também, ao longo do mês, o órgão disponibilizará banners e cartazes da campanha que serão distribuídos em todo o prédio, de acordo com Igor Queiroz, estar bem com seu emocional é tão considerável quanto cuidar da saúde física.

Esse ano, a Campanha do Setembro Amarelo,tem como tema: “ Agir Salva Vidas”. A iniciativa é voltada para o mês inteiro, com data principal no dia 10 de Setembro.

Dados da OMS estimam que a cada 40 segundos uma pessoa morre por suicídio no mundo. Em relação às tentativas, uma pessoa atenta contra a própria vida a cada 3 segundos, no Brasil a estimativa de de casos de suicídio passam de 13 mil ao ano.