Ipaam realiza atividades educativas no município de Manacapuru

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), por intermédio da Gerência de Educação Ambiental (Geam), realiza, a partir desta segunda-feira (05/03) até quinta-feira (08/03), nas Escolas das comunidades rurais do Lago do Calado, Palestina e São José, atividades educativas, palestras e oficinas no município de Manacapuru (distante 60 quilômetros de Manaus).

De acordo com a técnica da Geam, Vandete Sousa, o objetivo da ação é passar informação ambiental através do incentivo à leitura para a comunidade estudantil e sociedade civil organizada, por meio da Biblioteca Móvel Juscelino Batista. “Quando chegamos à área rural, percebemos que um livro é a grande novidade para os moradores. Eles demonstram a sede de ler e ‘devorar’ um livro” afirmou.

A ação educacional também será realizada na Escola Municipal Ernestina Lima Pereira, localizada no quilômetro 72 da rodovia Manuel Urbano. Nas oficinas serão abordados os temas de sensibilização ambiental relacionados à campanha “Diga não ao fogo”, para conscientizar os alunos sobre desmatamento, resíduos sólidos, uso racional da água, pesca legal e redução dos focos de queimadas.

Estrutura – O trabalho acontece dentro da Unidade Educativa do Ipaam, um micro-ônibus transformado em espaço para leitura e consulta bibliográfica, que contém cerca de 600 exemplares de livros sobre meio ambiente e temas ligados à Amazônia. Além dos livros, a unidade é estruturada com recursos audiovisuais para apoio às palestras e oficinas educativas.

O Ipaam estará realizando essas atividades em parceria com da Prefeitura de Manacapuru, por meio das secretarias de Meio Ambiente e de Educação daquela cidade.

FOTO: DIVULGAÇÃO/IPAAM