Ipaam realiza atividades educativas para reduzir focos de calor em Iranduba

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) iniciou nesta quinta-feira (22/11) as atividades educativas da campanha “Diga Não ao Fogo” voltadas a alunos e professores das Escolas Municipais Creuza Abess Farah, Professora Érvila Souza de Assis e Ana Barbosa de Castro, localizadas no município de Iranduba (distante 27 quilômetros de Manaus). A ação encerra neste sábado (24/11).

De acordo com a técnica da Gerência de Educação Ambiental (Geam) do Ipaam, Vandete Sousa, as atividades de sensibilização tem como objetivo orientar os moradores das áreas urbanas e rurais de Iranduba quanto aos registros de focos de calor e queimadas. Durante a semana do feriado prolongado da Proclamação da República e Consciência Negra, foi registrado um foco de calor naquele município.

Vandete Souza explica que o foco principal da campanha em Iranduba visa fazer com que a população saiba quais os riscos causados pelas queimadas à saúde de crianças e idosos, além dos impactos negativos que elas deixam ao meio ambiente. “A orientação do presidente do Ipaam e secretário do Meio Ambiente (Sema), Marcelo Dutra é justamente que podemos cuidar melhor do ambiente em que vivemos”, disse.

Durante os três dias de ação, serão realizadas oficinas, palestras orientações e leitura dentro das escolas, afirmou Vandete Souza. O técnico da Geam, Gilmar Costa, estará também realizando essas atividades na Biblioteca Móvel “Juscelino Batista”, onde serão beneficiados os professores, estudantes e toda a população que se interessar em participar do trabalho de sensibilização.

A campanha “Diga Não ao Fogo” é tema principal das atividades, onde já foi realizado o trabalho de prevenção em diversos municípios este ano. As ações contribuem para a redução das queimadas e desmatamento na área urbana e rural dessas localidades. Durante as atividades serão abordados temas como resíduos sólidos, uso racional da água, fauna silvestre e pesca predatória.

FOTOS: DIVULGAÇÃO/IPAAM