Ipaam realiza primeiro resgate de filhote de peixe-boi do ano

Agentes da Gerência de Fauna (Gefau) do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) resgataram, nesta terça-feira (05/06), no Dia Mundial do Meio Ambiente, um filhote de peixe-boi fêmea, de dois meses de idade. O mamífero de 1 metro e cinco centímetros de cumprimento foi encontrado por pescadores da comunidade rural Paraíso, no município de Urucará, distante 261 quilômetros de Manaus.

O animal foi trazido para Manaus de barco e entregue, no porto Manaus-Moderna, aos agentes do Ipaam pelo presidente da Colônia dos Pescadores de Urucará e funcionário da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmas) daquela cidade, Maicon Alfaia. Ele informou que o peixe-boi foi encontrado por um pescador às margens do rio Amazonas, ferido e pode ter se perdido da mãe.

Alfaia contou que o peixe-boi foi levado para a comunidade Paraíso, próxima de onde o encontraram. Os moradores informaram, por telefone, o caso à Semmas de Urucará. “Depois de comunicarem a secretaria, foi feito o deslocamento até a localidade rural. No local, realizaram buscas para encontrar a mãe do filhote. Por conta dos ferimentos, decidimos trazê-la para Manaus”, explicou.

Do porto de Manaus, os agentes do Ipaam levaram o filhote para o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), no bairro Aleixo, zona centro-sul de Manaus. No local, uma equipe de biólogos realizou uma triagem no mamífero, que pesa 14 quilos. Ele recebeu tratamento nos ferimentos, alimentação e será incluído no de Programa de Reintrodução de Peixes-Bois da Amazônia, desenvolvido pelo Ipam desde 2008, para ser reinserido ao habitat natural quando chegar à fase adulta.

FOTOS: ANDREA REIS/IPAAM