Ipaam recebe aparelhos eletrônicos para apoiar na execução de Programa Paisagens Sustentáveis

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) recebeu, na quinta-feira (29/04), equipamentos de informática para apoiar na realização de análises do Cadastro Ambiental Rural (CAR), bem como em mutirões de retificação do documento. As ações estão incluídas no Programa Paisagens Sustentáveis da Amazônia (Amazon Sustainable Landscapes-ASL), coordenado pelo Ministério de Meio Ambiente (MMA).

Ao todo, o Instituto recebeu 25 equipamentos, entre notebooks, nobreaks e impressoras de última geração. De acordo com o diretor-presidente do órgão, Juliano Valente, os equipamentos serão utilizados para apoiar a execução da segunda etapa do Plano Operativo Anual (POA) do Programa.

“Nesta segunda etapa do POA, vamos trabalhar em conjunto com a Sema e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), e estamos responsáveis pelas análises do CAR e por capacitar manejadores florestais em alguns municípios do estado”, explicou o diretor-presidente.

Capacitação – O diretor-presidente do Ipaam informa que os municípios de Apuí, Manicoré, Novo Aripuanã, Humaitá, Canutama, Lábrea e Boca do Acre receberão a capacitação de manejo florestal.

Paisagens Sustentáveis da Amazônia – O programa é uma iniciativa financiada pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (no inglês, Global Environment Facility – GEF), coordenada pelo MMA, e é parte do Amazon Sustainable Landscapes (ASL), um programa regional voltado especificamente para a Amazônia, envolvendo Brasil, Colômbia e Peru.

O Banco Mundial é a agência implementadora e a Conservação Internacional (CI-Brasil) é a agência executora do programa, que tem como diretriz principal a visão integrada do bioma, de modo a promover a conectividade entre os três países.

FOTO: José Narbaes/Ipaam