Buscar:
ÚLTIMAS NOTICIAS:
<<Amazonas discute criação de corredor ecológico para sauins-de-coleira na COP23>>  <<Amazonas lança programa inovador na Alemanha>>  <<Amazonas firma parcerias estratégicas na Alemanha>>  <<Ipaam aplica multa de R$ 220 mil a responsável por combustível que explodiu em Anori>>  <<Ipaam realiza ações educativas na Semana de Ciência e Tecnologia, em Manacapuru>>  




  • Amazonas participa de fórum de secretários em Rio Branco
    27/10/2017

    FOTOS: ANGELA PERES/SECOM ACRE

    Representantes de nove estados discutiram nesta quinta-feira, 26, durante o Fórum dos Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal, em Rio Branco, no Acre, a estratégia conjunta para a Conferência das Partes (COP 23), que ocorrerá em novembro, na cidade de Bonn, na Alemanha, com contribuições efetivas do Amazonas.

    A colaboração foi feita pelo secretário de Estado do Meio Ambiente (Sema) e diretor presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Marcelo Dutra, que ratificou o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a interiorização da gestão ambiental.

    Dutra participou de todos os debates apresentando a necessidade de um posicionamento de governança ambiental e unificação de linguagem dos Estados para que a Amazônia assuma seu papel de protagonismo no mundo. “O planeta precisa da Amazônia e ela precisa da colaboração do mundo. Estamos alcançando grandes avanços, mas pode ser ainda maior com o apoio dos países que podem se tornar parceiros na preservação e no desenvolvimento sustentável e a padronização de procedimentos entre os Estados”, disse.

    Os debates incluíram a atualização do Fundo Verde do Clima (GCF) para gestão de recursos, estratégias internacionais para os Estados da Amazônia, além da regulamentação do Artigo 41 do Código Florestal, que institui a criação de um sistema de pagamento para serviços ambientais, incentivos para conservação da floresta e integra a produção agrícola com parâmetros ambientais.

    Sobre a reunião

    A reunião faz parte da programação do 16° Fórum de Governadores da Amazônia Legal que reúne governadores de nove Estados, entre eles, Amazonino Mendes, para discutir, dentro de câmaras temáticas, segurança, meio ambiente, comunicação e turismo, além de ser uma preparação para a Conferência das Partes (COP-23). “O Amazonas conta com importantes parceiros internacionais na preservação e conservação dos recursos naturais do nosso Estado. Entre eles, a Alemanha que sediará a COP23. O fórum dos governadores é um momento de preparação e no qual os nove estados da Amazônia Legal alinham suas estratégias focadas no meio ambiente”, ressaltou Dutra.

    FOTO: ANGELA PERES/SECOM ACRE


     Sala de Imprensa
     
     Newsletter
    Cadastre-se e receba notícias do IPAAM.
    Nome:
    Email:

     Enquete