Sema e Ipaam apoiam 1ª Semana Sinaflor e discutem adesão ao novo sistema de controle ambiental

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) estão apoiando, a partir desta segunda-feira (05/03), a 1ª Semana do Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor), que acontece no auditório do Hotel Express Vieiralves, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona centro-sul, até sexta-feira (09/03).

O Sinaflor é uma plataforma criada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A partir deste ano, o sistema vai absorver as atividades florestais, empreendimentos de base florestal e processos associados sujeitos a controle pelos órgãos do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama), que deverão estar obrigatoriamente registrados no Sinaflor ou em sistema estadual a ele integrado.

Durante a semana, será realizado workshop, capacitação sobre o funcionamento do sistema e o um encontro com secretários de Meio Ambiente dos sete estados da região Amazônica.

De acordo com o secretário da Sema e presidente do Ipaam, Marcelo Dutra, o Governo do Amazonas está estudando a implantação do Sinaflor. “Mas para isso precisamos ter um conhecimento efetivo para podermos identificar se há a necessidade de realizar alterações e então regionalizar o Sinaflor, conforme as realidades do nosso Estado”, disse Dutra durante a abertura do evento.

Servidores do Ipaam participam do evento – Nos dois primeiros dias de capacitação, o encontro conta com a participação de cerca de 40 servidores das gerências de Fiscalização Ambiental (Gefa), Controle Agropecuário (Gecap), Recursos Hídricos e Mineração (Gerhm), Licenciamento (Geli) e Fauna (Gefau) do Ipaam.

O evento também conta com o apoio do Ibama, cuja presidente, Suely Araújo, vem defendendo também a implantação do Sinaflor em nível nacional até o início do mês de maio, como estabelece a Lei n° 12.651, de 2012.

FOTOS: JOSÉ NARBAES/IPAAM