Voluntários são treinados pelo Governo do Amazonas para orientar turistas sobre reciclagem durante Festival de Parintins

A Secretaria estadual de Meio Ambiente e o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas coordenam as ações do primeiro Festival Folclórico de Parintins com reciclagem

O primeiro Festival Folclórico de Parintins com reciclagem contará com o apoio de voluntários e envolverá catadores de lixo do município na ação, promovida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). Nesta terça-feira (25/06), as equipes que atuarão durante a campanha começaram a receber treinamento em encontro realizado no campus da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) na Ilha Tupinambarana.

Os voluntários atuarão dando orientações para os brincantes durante os três dias do evento. Os grupos estarão divididos nos principais pontos da ilha, recepcionando os turistas e informando sobre o descarte correto dos resíduos sólidos. Além disso, eles irão informar aos brincantes onde estão instalados os principais pontos de coleta seletiva para que seja feita a separação dos recicláveis, dando destino adequado para os materiais.

Serão voluntários estudantes e professores da UEA, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e membros da Associação Rally Parintins. Todos começaram a receber capacitação nesta terça-feira.

Motivação – O presidente da Associação Rally Parintins, Afonso Piranha, disse estar muito feliz pela iniciativa do Governo do Estado e ressaltou que são estas oportunidades incentivam a população de Parintins a manter um trabalho voluntário. “Essa ação da coleta seletiva vem de encontro com a nossa luta que é o descarte irregular de resíduos, por isso mobilizamos 50 voluntários da associação para participar da ação junto com o governo”, salientou.

Coleta seletiva – Os Pontos de Entrega Voluntária (PEV) serão instalados nos principais pontos turísticos do município e em locais de grande fluxo de visitantes durante os dias de festa, como os palcos alternativos. A ação é realizada pelo Ipaam, Sema e Prefeitura de Parintins, com apoio de Associação dos Catadores de Lixo de Parintins (Ascalpin), dos bumbás Caprichoso e Garantido, da empresa Cometais e de instituições de ensino superior do município.

Consciência ambiental – Para o secretário estadual do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, a ação faz com que o respeito ao meio ambiente seja colocado em prática durante a festa. “O Festival é conhecido pelas belas toadas que falam da questão ambiental, mas a grande quantidade de pessoas que vai para o município acaba sendo um gerador de resíduos que deixa um legado negativo para a cidade. Queremos mudar isso e promover, em conjunto, mais consciência ambiental e gerar renda para os catadores do município”, destacou.

O secretário de Meio Ambiente de Parintins, Alzenilson Aquino, ressaltou a importância de conscientizar a população para ações pós-Festival. “A prefeitura está muito motivada, pois começa um trabalho de conscientização com a população que ficará mesmo no período após a festa”, disse.

Saída de Manaus a Parintins – Além da ação em Parintins, a campanha “Dois Pra Lá Dois Pra Cá” realiza também atividades de sensibilização na saída dos barcos em Manaus com destino a Parintins. O objetivo é diminuir a quantidade de lixo jogados nos rios durante a viagem até a ilha, orientando os passageiros e tripulantes a coletar o resíduo e dar destinação correta ao chegar no município.

O diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, afirmou que o Festival de Parintins é único no mundo e, por essa responsabilidade, tem que ser case positivo de várias ações, principalmente às voltadas para o meio ambiente. “Uma das bandeiras que o Festival sempre levanta é a preservação da Amazônia, por isso o Governo realiza campanhas para que a festa de Caprichoso e Garantido sirva de exemplo no item ambiental”.

FOTOS: JOSÉ NARBAES/IPAAM