Ipaam assina acordo de cooperação técnica com Associação dos Municípios para atender o interior do estado

A assinatura aconteceu em uma reunião no gabinete do diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente.

Com o objetivo de implementar ações de proteção e preservação do meio ambiente nos municípios do estado, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) assinou, na quinta-feira (06/06), um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Associação Amazonense de Municípios (AAM), para capacitar servidores da AAM na execução de atividades de prevenção, fiscalização, monitoramento, mitigação e educação ambiental.

O diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, recebeu o presidente da AAM, Anderson Sousa, e a prefeita Patrícia Lopes, de Presidente Figueiredo (distante 125 km de Manaus), primeiro município a aderir ao projeto. A parceria possibilita o estreitamento do estado e município no que diz respeito à gestão ambiental.

Para Valente, a parceria é uma forma de dar celeridade às demandas que chegam ao órgão. “O acordo permite que o município seja um braço do Ipaam, principalmente, na fiscalização e na educação ambiental. O órgão possui uma sobrecarga de demandas em nível estadual que pode ser amenizado com o apoio dos municípios, é o que estamos nos propondo nessa cooperação”, salientou o titular do órgão.

A parceria Ipaam-AAM inicia em Presidente Figueiredo e deve buscar outros municípios para implantação do projeto de formação dos servidores. O acordo abrange ainda a realização de pesquisas e estudos ambientais, captação de recursos financeiros para subsidiar ações ambientais nos municípios.

O presidente da AAM avalia que o acordo seja de grande importância para que “Ao invés de apenas termos o técnico do Ipaam dentro do município lutando sozinho, estaremos com técnicos municipais orientando o grupo de profissionais que cada prefeitura vai ter. Deixa de ser um termo punitivo para ser um termo de ação e evitarmos as queimadas e desmatamentos”, concluiu Anderson Sousa.

FOTOS: Divulgação / Ipaam