Ipaam cria Câmaras Ambientais para discutir e propor soluções sobre questão ambiental
Com o objetivo de discutir e propor soluções sobre questões ambientais, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), por meio de sua Diretoria Técnica, anunciou na quarta-feira (16/10) a criação de Câmaras Ambientais. O intuito é aprimorar a implementação dos instrumentos de gestão ambiental, fomentar decisões colaborativas para o desenvolvimento sustentável, identificar e analisar desafios ambientais, avaliando as medidas propostas.
A diretora técnica do Ipaam, Rosa Mariete Geissler, fala da necessidade que levou o órgão a criar o projeto das câmaras ambientais.
“Nós esperamos que a criação destas câmaras promova a cooperação técnica e interinstitucional entre diversos atores envolvidos na causa ambiental e que contribua para soluções inovadoras e sustentáveis para a gestão do Ipaam”, ressaltou a diretora.
As câmaras serão compostas por 50% dos servidores efetivos do órgão, contendo de 5 a 10 membros por câmara. Ao todo, nove temas serão abordados pelas juntas. Dentre eles estão: Qualidade Ambiental e Mudanças Climáticas, Projetos Industriais e Infraestruturas, Biodiversidade, Fauna e Recursos Pesqueiros, Gestão de Resíduos e Educação Ambiental.
O Instituto espera estimular a participação dos técnicos nessas discussões, incentivando as boas práticas e decisões ambientalmente responsáveis.