Ipaam investiga derramamento de óleo no igarapé do bairro Gilberto Mestrinho

Após denúncias de moradores, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) visitou e coletou dados do produto químico derramado no igarapé que passa ao lado da rua Palmeira do Miriti, bairro Gilberto Mestrinho, zona leste de Manaus. A operação, que ocorreu na última quinta-feira, contou com apoio do Batalhão de Policiamento Ambiental do Amazonas (BPAmb/PMAM).
De acordo com o gerente de fiscalização do Ipaam, Hermógenes Rabelo, os comunitários informaram que, além do produto no igarapé, havia cheiro de fumaça durante a madrugada e indicaram duas possíveis empresas. “Ao recebermos a denúncia, fomos visitar as empresas suspeitas e, até o momento, não houve comprovação de ilícito ambiental”, afirmou.
A equipe técnica visitou ainda outras empresas localizadas próximas ao incidente, realizou sobrevoo com drone e coletou amostra do resíduo. “Recolhemos uma amostra e vamos solicitar a análise química para identificar o produto e os possíveis responsáveis que manipulam este tipo de produto. Não descartamos nenhuma hipótese, inclusive de ter não vindo diretamente de uma empresa, mas um possível despejo com caminhão”, acrescentou Rabelo.
Ipaam informa que a denúncia feita por parte dos moradores é de grande importância para colaborar com o trabalho da fiscalização. “Contamos com a população para combater os ilícitos ambientais”, finalizou o gerente de fiscalização do Órgão. O número para denunciar crimes ambientais é 98445 7379.
Fotos: Divulgação/Ipaam