Ipaam realiza reunião com o Sindicato da Indústria de Olaria do Estado do Amazonas

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) recebeu, na manhã desta terça-feira (11/05), representantes do Sindicato da Indústria de Olaria do Estado do Amazonas (Sioam), da prefeitura de Manacapuru, da Assembleia Legislativa o Amazonas (Aleam) – representada pela Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento – e empresários do ramo, para alinhar as demandas da categoria.

Durante a reunião, ficaram definidas as diretrizes básicas para a construção de um Termo de Ajustamento de Conduta Ambiental (TACA). De acordo com o diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, o órgão está aberto ao diálogo e frisa que a formulação do TACA será essencial para que os oleiros se regularizem.

“Está em análise a construção de um TACA, onde estamos prevendo a possibilidade de um prazo de 90 dias para os interessados da categoria se regularizem, frente aos passivos existentes, e apresentem todas as pendências, levando-se em consideração o início da retomada econômica”, explica o diretor-presidente, Juliano Valente.

O diretor-presidente do Ipaam informa ainda que as indústrias de olaria são extremamente importantes para a economia do Estado. “Buscamos sempre harmonizar os interesses do setor econômico com os regramentos pertinentes. E entendemos, acima de tudo, que a categoria é engrenagem fundamental para economia do estado”, finalizou Valente.

O advogado Edson Bessa, representante das empresas Golden Blocos Fabricação de Artefatos de Cerâmica Ltda. e Cerâmica RF Ltda., afirma que o Ipaam mostra um outro olhar para o empreendedorismo do estado.

“O Ipaam mostra um outro olhar voltado para o empreendedorismo do estado, sem abrir mão, evidentemente, do papel de fazer cumprir as leis ambientais, que são tão importantes para o desenvolvimento e para a manutenção das florestas do estado”, declara Bessa.

Mais reuniões – Na segunda-feira (10/05), o diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, reuniu-se com o deputado federal Sidney Leite, deputados estaduais Mayara Pinheiro e Sinésio Campos, prefeito de Manacapuru, Beto D’Ângelo, e representantes do Sioam para alinharem as demandas das indústrias de olaria do Amazonas.

Foto: Divulgação/Ipaam