Recursos hídricos: Ipaam e Sema realizam intercâmbio com Secretaria de Meio Ambiente do Pará

A programação foi voltada para a capacitação de técnicos da Diretoria de Recursos Hídricos do estado vizinho

 

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), junto com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Amazonas (Sema), realizou, de 27 a 29 de setembro, um intercâmbio com técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), no Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas (CMAAP), do Ipaam.

O intercâmbio serviu para que analistas da área de Recursos Hídricos dos dois órgãos amazonenses realizassem uma capacitação, por meio de palestras, com técnicos da Diretoria de Recursos Hídricos do estado vizinho, com assuntos de interesse comum, tais como: procedimentos técnicos e administrativos referente à rotina de análise de processos para outorgas e licenciamento para perfuração de poços, bem como as vistorias, fiscalizações e os equipamentos utilizados para assessorar na tramitação.

Ipaam e Sema/AM realizam palestras de capacitação com técnicos de Recursos Hídricos do Pará

A troca de informação e experiência entre os órgãos é vista como positiva para o geólogo da Gerência de Recursos Hídricos (GERH) do Ipaam, Ziomar Costa e Silva, que aponta o trabalho de vistoria como o principal interesse dos técnicos paraenses, visto que ainda não realizam essa atividade essencial à emissão de outorga.

“Essa interação entre os estados é muito importante, pois podemos agregar às nossas atividades e formas de trabalho de um órgão que o outro não realiza. Um exemplo disso é a questão da vistoria em campo, que é essencial para confrontar as informações apresentadas nos processos com o que encontramos in loco. Mesmo eles ainda não realizando no Pará, já vão levar daqui essa experiência”, pontua Ziomar.

O geólogo também aponta uma boa experiência trazida pelos colegas paraenses: a divisão em setores específicos para cada atividade realizada dentro da gerência de Recursos Hídricos, conforme atribuições pertinentes. “Esse é um ponto positivo, porque colocaríamos técnicos de áreas específicas para tratar somente de determinado assunto”, disse.

Técnicos da Semas/PA acompanham vistoria em uma obra de perfuração, em Manaus.

Atividade em campo

Na tarde do dia 28 de setembro, a equipe do Ipaam levou os Técnicos da Semas/PA para acompanhar uma vistoria em uma obra de perfuração, mostrando na prática aquilo que estava sendo compartilhado durante a capacitação.

Para a Coordenadora de Regulação da Semas do Pará, Maryelle Ferreira, esse primeiro intercâmbio de conhecimento entre os dois estados foi um momento enriquecedor. E já faz planos futuros para promover um encontro entre os estados da Região Norte para dividir conhecimentos do instrumento de outorga, parte da Política Nacional de Recursos Hídricos.

Os participantes receberam, ao final, a certificação com carga horária de 18 horas, concedida pelo Ipaam pela participação na capacitação.

 

 

TEXTO: Kézia Ferreira

FOTOS: Divulgação/Ipaam