Serviços de denúncias ambientais e resgate de animais funcionarão normalmente neste feriado

Os serviços de denúncias de crimes ambientais via WhatsApp e o resgate de animais silvestres, disponibilizados pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), vão funcionar durante os feriados da Elevação do Amazonas à Categoria de Província, nesta quinta-feira (05/09), ponto facultativo decretado pelo Governo do Estado, na sexta-feira (06/09), e Independência do Brasil, no sábado (07/09), além do domingo (08/09).

O trabalho do órgão ambiental continuará nesse período de regime de plantão justamente porque, historicamente, os atos, principalmente os ilícitos ambientais, ocorrem em feriados prolongados. “Já estamos em missão com demais órgãos parceiros no sul do Amazonas e na Região Metropolitana em várias frentes. Mesmo assim iremos nos manter de prontidão para atender às demandas da sociedade”, disse o diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente.

Juliano Valente esclareceu ainda que denúncias de queimadas urbanas e invasões devem ser feitas ao Corpo de Bombeiros e ao Grupo Integrado de Prevenção a Invasões em Áreas Públicas (Gipiap), através do telefone (92) 3182-2849, (92) 3182-2848 ou 193.

Resgate – Valente informou também que o serviço de resgate de animais silvestres estará com uma equipe para atuar durante esses dias. “Foi montada uma equipe para trabalhar durante esses dias em período de plantão, de forma que será possível atender a população que desejar o serviço”, explicou.

O Instituto realiza resgate de animais da fauna silvestre no município de Manaus que estejam em risco ou feridos. O órgão ressalta que não resgata animais domésticos (cães e gatos) e nem atende a demandas de fauna sinantrópicas, como a remoção de ratos, morcegos, abelhas, pombos, entre outros. Também de acordo com a legislação vigente, não cabe ao Ipaam a remoção de animais em ninhos ou que estejam em seu habitat natural.

Denúncias ambientais – As denúncias de crimes ambientais podem ser feitas por meio das outras redes sociais do Ipaam, como Facebook (@Ipaam), Instagram (@ipaam.am) e Twitter (@IpaamAM1), ou pelos meios tradicionais, podendo ser feitas por meio dos telefones (92) 2123-6715, (92) 2123-6729 e (92) 2123-6739, das 8h às 17h, ou pelo telefone (92) 98455-7379 (WhatsApp).

Além disso, elas também podem ser registradas pessoalmente na sede do Ipaam, localizada na avenida Mário Ypiranga, 3.280, Parque Dez, zona centro-sul de Manaus, ou pelo e-mail denuncia@ipaam.am.gov.br.

FOTOS: Divulgação