Analista do Ipaam é um dos facilitadores de minicurso sobre Licenciamento Ambiental na Ufam

O curso fala sobre “Licenciamento Ambiental: conhecendo o Sinaflor” e teve adesão de estudantes de diferentes cursos

O analista ambiental do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Márcio Dalmo, foi convidado por alunos do Programa de Educação Tutorial (PET), do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), para ministrar um minicurso sobre Licenciamento Ambiental e a utilização do Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor).

Na última terça-feira (19/03), primeiro dia do minicurso, também participou como ministrante o presidente da Associação Profissional dos Engenheiros Florestais do Estado do Amazonas, Márcio Abreu. A segunda parte do curso ocorrerá na próxima terça (26/03), no prédio da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), setor sul da Ufam.

O objetivo do minicurso é ensinar aos alunos de Engenharia Florestal e demais interessados a realizar o cadastramento de projetos no Sinaflor. Para tanto, tem sido abordado como, e por onde deve ser feito o acesso, e quais as diferenças das modalidades de projetos dentro desse sistema.

No primeiro dia da capacitação foi demonstrado, para os responsáveis técnicos que prestam consultoria e pessoas físicas ou jurídicas que exercem atividades potencialmente poluidoras, como o cadastramento no Cadastro Técnico Federal (CTF) deve ser realizado.

Foi demonstrado, ainda, como é realizado o cadastro de empreendimento no Sinaflor. E, por fim, como se dá o cadastro de um projeto de supressão vegetal e de manejo florestal.

Dalmo, que também é gerente de Controle Florestal (GECF) do Ipaam, aponta que é importante capacitar os acadêmicos e torna-los aptos a realizarem atividades de consultoria e, posteriormente, licenciamento, junto aos órgãos ambientais competentes.

“Uma vez que toda e qualquer licenças e/ou autorização na área florestal só é válida se expedida através do Sinaflor, é de suma importância que os graduandos das áreas envolvidas já saiam daqui aptos nos processos relacionados a licenciamentos ambientais” disse Dalmo.

Ele ressaltou também que a disciplina de Licenciamento Ambiental é optativa na grade da Ufam, fazendo com que alunos não tenham de fato um conhecimento amplo sobre o assunto durante a graduação.

Fato ratificado pela aluna de Engenharia Florestal Karina Lima, que encontrou muita dificuldade durante o período em que estagiou no Ipaam, por não ter conhecimento sobre o uso da ferramenta Sinaflor.

“Eu estagiei por um ano e meio na GECF e no início tinha muita dificuldade em fazer meu trabalho por conta dessa lacuna no meu aprendizado acadêmico. Por isso sugeri ao PET Florestal que fosse realizado esse minicurso, e não haveria profissional mais indicado para ministrar que o gerente Márcio, que tanto me ensinou durante o estágio no Ipaam”, reconheceu a aluna.

A professora e coordenadora do curso, Macileia Lopes, destaca a parceria. “A parceria com instituições voltadas para o controle e monitoramento das atividades utilizadoras dos recursos naturais, como o Ipaam, é de suma importância para a formação dos alunos, quer seja na concessão de estágios supervisionados, bem como, no repasse de conhecimentos e informações por meio de cursos e/ou visitas técnicas”.

Participam do minicurso 28 alunos dos cursos de Engenharia Florestal e Engenharia Ambiental, de Geografia e de Direito. Na próxima terça-feira, dia 26, será dada continuidade à realização prática dos cadastros no CTF e Sinaflor, que começou com o de supressão e será finalizado com o de manejo florestal.

TEXTO: Kézia Pinto

FOTOS: Kézia Pinto / Ipaam

Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação Ipaam – Sephora Melo (92) 98537-0118