Acessibilidade

Ator Victor Fasano orienta galeras dos bois sobre campanha do Governo e faz entrega de ecobags para coleta de resíduos

O ator Victor Fasano foi até as filas das galeras dos Bois Caprichoso e Garantido, neste domingo (30/06), para orientar os torcedores quanto à destinação dos resíduos sólidos. Ativista socioambiental, o artista aderiu à campanha “Dois pra lá, Dois pra cá”, do Governo do Estado, que promove o primeiro Festival Folclórico de Parintins com coleta seletiva.

Fasano visitou as galeras acompanhado de catadores de lixo do município, de voluntários e de equipes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). O grupo foi até os torcedores explicar sobre a campanha e orientar sobre os 48 ecopontos instalados no Centro Cultural de Parintins (Bumbódromo), entorno e nos principais pontos que recebem turistas na Ilha Tupinambarana.

Foram distribuídas ecobags (bolsas reutilizáveis) para a galera, onde deverão ser colocados os resíduos sólidos para dar destinação nos ecopontos. A equipe da campanha orientou ainda que, após o Festival, os torcedores utilizem as bolsas para fazer supermercado e feira, reduzindo o uso de plástico no município.

“É impossível pensar em uma festa como esta no coração da Amazônia sem pensar no meio ambiente, então todos que participam precisam ser conscientes e cuidar desse nosso patrimônio. Conversamos com os torcedores sobre a importância de coletar os resíduos e promover a reciclagem”, destacou Fasano.

O secretário estadual do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, anunciou que a iniciativa deverá continuar nos próximos festivais. “Estamos fazendo uma primeira experiência e avaliaremos todos os acertos e melhorias, para aprimorar a ação. Parintins precisa de iniciativas como estas, e é possível transformar o Festival em uma referência quando se pensa em uma festa amiga do meio ambiente”, afirmou.

“O nosso objetivo é plantar essa semente para que o trabalho prossiga após o Festival e que vire uma ação regular. Parintins é o segundo maior município do estado, por isso se faz necessário que também sirva de exemplo para outros no quesito do tratamento dos resíduos”, reforçou o diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente.

Coleta no Bumbódromo – Além de atuar na cidade, os catadores de lixo estão coletando os resíduos recicláveis também no Centro Cultural de Parintins, onde acontecem as apresentações do Festival Folclórico.

A catadora Tereza Casemiro ressaltou o apoio da população. “Com a educação ambiental, o povo já está nos ajudando, mas ainda tem muita gente que joga material reciclável no lixo comum. Esperamos que isso mude, pois é bom para a cidade, para o catador e para o meio ambiente”, disse.

A campanha “Dois pra lá, Dois pra cá” é promovida por Sema e Ipaam, em parceria com a Prefeitura de Parintins. A atividade conta com apoio ainda dos bumbás Caprichoso e Garantido, da empresa Cometais e de instituições de ensino superior do município.

FOTO: Herick Pereira/Secom