Em Boa Vista do Ramos, Ipaam inicia programação prévia da Semana do Meio Ambiente com capacitação

Ipaam busca capacitar técnicos do interior para acelerar processos de licenciamento ambiental e diminuir erros

Técnicos ambientais participam de programação voltada a regularização ambiental por meio do CAR

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), por meio da Gerência de Controle de Pesca (GECP) e do Centro Multifuncional de Parintins (CMF), deu início à programação prévia para Semana do Meio Ambiente, com uma capacitação voltada a técnicos que atuam nos processos de regularização ambiental. O evento começou ontem (30/05) e segue até sábado (04), em Boa Vista do Ramos, distante 271 quilômetros de Manaus.

A regularização de imóveis rurais e georreferenciamento de empreendimentos para o Cadastro Ambiental Rural (CAR), com ênfase na atividade de piscicultura, são temas para o treinamento oferecido a 18 técnicos do município, além de Parintins, Barreirinha, Maués e calhas que compõem a mesorregião centro do Amazonas. Eles estão à frente de processos das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e escritórios do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas (Idam).

Estão programadas tarefas práticas de manipulação de softwares focadas na elaboração de mapas de macrozoneamento e identificação de áreas de uso restrito, áreas protegidas e composição de uso efetivo do solo para o desenvolvimento de atividades produtivas nos imóveis rurais, em especial a piscicultura.

18 técnicos ambientais estão recebendo treinamento para regularização ambiental com CAR e ênfase para psicicultura com o Ipaam

Segundo o gerente de Pesca do Ipaam, Carlos André Silva, a maior dificuldade dos técnicos em realizar esse processo de regularização junto ao Instituto é conhecer os procedimentos e normas legais para elaboração de mapas e realização do CAR.

“A capacitação visa facilitar o processo de desburocratização, com adequação e entendimento dos procedimentos adequados de regularização ambiental pelos profissionais capacitados, o que impulsiona o licenciamento com maior celeridade e menos erros”, concluiu Carlos.

Outro tema também abordado é o papel dos CMFs, quais municípios são atendidos pelo CMF de Parintins, serviços oferecidos e como dar início aos processos no local.

Até maio deste ano, a GECP realizou três capacitações com a mesma estrutura, executadas conforme demandas feitas pelos municípios, mediante solicitação das prefeituras e escritórios locais do Idam.

Capacitação em Boa Vista do Ramos é parte de programação prévia da Semana Do Meio Ambiente do Ipaam

Semana do Meio Ambiente — Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, o Ipaam promove a Semana do Meio Ambiente com programações direcionadas a conscientização ambiental, treinamento para regularização ambiental e exaltação das riquezas naturais do Amazonas.

A lista de atividades pode ser acessada no link www.ipaam.am.gov.br/semana-do-meio-ambiente/. Elas acontecerão de 01 a 09 de junho.

Está prevista ainda no cronograma, uma exposição de obras artísticas no CMF de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), produzidas por alunos da Escola Municipal Marcelino Henrique, residentes das comunidades rurais São Paulo da Boca da Valéria e Santa Rita. O CMF de Parintins está localizado na rua Itacoatiara, s/n°, bairro São Vicente de Paula e acontecerá de 01 a 30 de junho, das 08h às 14h, com entrada franca.

O evento é uma parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema) e Projeto Boca da Valéria Social, coordenado pelo artista plástico parintinense, Freyzer.

FOTOS: Divulgação/Ipaam
TEXTO: Jeovana Torres