Em Urucurituba, Ipaam leva ação de educação ambiental para prevenção às queimadas

A ação orienta os munícipes a como evitarem os focos de queimadas desnecessárias e a reciclar resíduos sólidos

O Governo do Estado do Amazonas, por meio do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), realizou na última terça-feira (11.07), o lançamento da Campanha de Combate e Prevenção às queimadas urbanas no município de Urucurituba (distante 208 km de Manaus). O objetivo é sensibilizar a população para a redução dos focos de queimadas e, consequentemente, de fumaça, riscos nocivos à saúde humana com impactos negativos para o meio ambiente.

A ação contou com o apoio local da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semmades), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Servidores do Município.

Para o diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, a prevenção é tão importante quanto a repressão. “Prevenir ocorrências de queimadas é ainda mais importante que atuar de forma repressiva. Ainda há entre a população do interior do estado a cultura de queimar o lixo, é aí que entra a ação da Educação Ambiental. Orientar e sensibilizar para que essa prática seja abolida das comunidades e que os resíduos podem ser transformados em matéria-prima para tantas formas de reciclagem, contribuindo com o meio ambiente”, afirmou o diretor-presidente.

O evento de lançamento contou com a presença do vice-prefeito Leôncio Tundis, que parabenizou a iniciativa e frisou sobre a importância de cada morador fazer a sua parte para a diminuição dos focos de queimadas.

Durante a semana os analistas ambientais do Ipaam, Gilmar Ribeiro, Vandete Rocha e Arivelto Marical, realizaram campanhas educativas como palestra na Escola Estadual Armando Kettele e oficina de materiais recicláveis, para artesãos e comunitários, no Centro de Convivência do Idoso Verginia Santos de Oliveira. Na zona rural, a equipe técnica de educação ambiental esteve presente, ainda, na comunidade São Lázaro do Paraná do Preto, realizando a oficina de recicláveis e falando sobre campanha de combate às queimadas.

De acordo com o secretário de meio ambiente, Denival Ramos, foi importante a ação de educação ambiental no município de Urucurituba. “A ação foi proveitosa para divulgação com orientações e ações de educação ambiental, além das oficinas nas escolas e comunidades da zona rural do município”, afirmou o secretário.

De acordo com a analista ambiental Vandete Rocha, foi uma semana de aprendizado com os artesãos e comunitários do município. “Esta é a segunda vez que estamos participando dessa ação de Educação Ambiental no município, foi uma troca de experiência e aprendizado com os morados de Urucurituba”, salientou Vandete.

Foto: José Narbaes