Extração de argila em Puraquequara foi o tema da audiência pública realizada pelo Ipaam, neste sábado

Ipaam realiza audiência pública para ouvir a comunidade do Puraquequara, neste sábado
Ipaam realiza audiência pública para ouvir a comunidade do Puraquequara

 

Moradores do entorno participaram do evento e apresentaram seus questionamentos

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) realizou audiência pública, neste sábado (26/03), no bairro Puraquequara, zona leste de Manaus, para apresentar à comunidade os Estudos de Impactos Ambientais e o Relatório de Impactos Ambientais (EIA/RIMA) referente a atividade de extração de argila para fabricação de cimento pela empresa Polimix Ltda.

Os estudos realizados tem a finalidade de identificar possíveis danos ao meio ambiente e apresentar medidas para mitigar, sanar ou solucionar esses danos.

O EIA/RIMA é elaborado por uma equipe multidisciplinar contratada pela empresa responsável pelo empreendimento. Feito isso o estudo é apresentado ao Ipaam, órgão estatual que licencia esse tipo de empreendimento, lá uma outra equipe multidisciplinar analisa o documento. Só assim, a atividade será aprovada, reprovada ou aprovada com restrições, afirma a analista ambiental do Ipaam, que presidiu a mesa julgadora do processo de licenciamento, Maria do Carmo Santos.

Comunidade do Puraquaquera participa de audiência pública sobre extração de argila para fabricação de cimento pela empresa Polimix
Comunidade do Puraquaquera participa de audiência pública sobre extração de argila

Uma das etapas desse processo é a apresentação desse estudo para a comunidade que reside no entorno da área que está sendo explorada. por meio de audiência pública. Após a apresentação dos estudos, a comunidade pôde tirar dúvidas sobre os possíveis impactos do empreendimento na região.

 Ipaam esclarece dúvidas da comunidade sobre o EIA/RIMA referente a licença de extração de argila para fabricação de cimento pela empresa Polimix
Ipaam esclarece dúvidas da comunidade sobre o EIA/RIMA

Lídia, 55 anos, professora e moradora do Puraquequara reconheceu o trabalho do Ipaam. “É muito importante ter eventos como esse, promovidos para escutar a comunidade, parabenizo o trabalho do Ipaam, que mesmo com pouco recurso humano tem buscado cumprir seu papel junto à comunidade”, disse.

O diretor jurídico e representante do Ipaam na audiência, André Chuvas, esteve presente e agradeceu a presença de todos que compareceram à audiência. “É de extrema importância que haja essa conversa com a comunidade, para que esse tema seja discutido de forma clara e objetiva”, ressaltou.

 Moradores ouvem e discutem sobre Estudos de Impacto Ambiental na região do Puraquequara
Moradores ouvem e discutem sobre Estudos de Impacto Ambiental na região

 

O Ipaam auxiliou a comunidade com as questões e ouviu as críticas dos comunitários relacionadas ao licenciamento da atividade, ao final da audiência o Instituto colocou-se à disposição da comunidade, caso seja necessário uma nova audiência.

 

Fotos: José Narbaes / Ipaam

Texto: Andréia Carvalho