Ipaam atende ocorrência de tombamento de carreta que transportava combustível na Transamazônica

O veículo despejou 15 mil litros de óleo diesel nas proximidades do Rio Aripuanã

Uma equipe do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), em missão no Sul do estado, atendeu uma ocorrência de um tombamento de uma carreta petroleira, na noite da última sexta-feira (14/07). Com o acidente, o veículo que transportava cerca de 60 mil litros de óleo diesel S500, despejou 15 mil litros de sua carga de combustível em uma área de aproximadamente um quilômetro, às margens do Rio Aripuanã, na comunidade do Matá-Matá, km 100, da BR 230 da Transamazônica (Apuí-Humaitá), no município de Novo Aripuanã (a 227 km de Manaus).

Segundo informações, o motorista estacionou a carreta próximo à área da balsa do Matá-Matá para jantar em um restaurante local e o veículo desenfreou e caiu nas margens do rio. O óleo atingiu apenas a margem, uma contenção com areia e pedras foi feita para impedir que o combustível chegasse às águas, posteriormente o transbordo da carga intacta foi feita para outro caminhão.

O diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, destaca a ação rápida da contenção feita e ressalta a importância do trabalho dos fiscais do instituto no Sul do estado.

“A ação rápida da construção de uma barreira de contenção para impedir que o combustível chegasse às águas do Rio Aripuanã, não só foi uma atitude consciente, mas acima de tudo uma atitude corretiva exigida nos planos de contingência para diminuir o impacto ambiental. A presença dos fiscais do Ipaam no Sul do Amazonas demonstra a necessidade de contingente humano nos lugares estratégicos desse estado”, salientou Valente.

De acordo com os fiscais do Ipaam, no momento da fiscalização os responsáveis pelo transporte e representante da empresa não apresentaram a licença ambiental e dois autos de infração foram lavrados: a não apresentação da licença ambiental e o derramamento de óleo causando poluição hídrica. Além de uma notificação emitida para que a empresa apresente, em 48h, as providências emergenciais adotadas, bem como a remoção e a destinação adequada, informando o órgão ambiental por meio de relatório. O ocorrido totalizou em multas que totalizam R$ 650.000,00.

Além dos fiscais do Instituto, estiveram presentes na ocorrência agentes da Polícia Civil, Batalhão Ambiental e Corpo de Bombeiros.

 

Texto: Sephora Melo

Imagem: Divulgação

Foto: Divulgação / Ipaam