Ipaam capacita equipe para analisar 5 mil Cadastros Ambientais Rurais

A equipe da empresa Regea foi contratada por meio do “Projeto Floresta Mais”
O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), através de sua Gerência de Controle Agropecuário (Gecap), capacitou a equipe da empresa Regea, contratada para auxiliar o órgão na análise e conclusão de cinco mil Cadastros Ambientais Rurais (CAR). O minicurso foi realizado na semana passada, em conjunto com equipes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e do Serviço Florestal Brasileiro.
O diretor-presidente do Instituto, Juliano Valente, destacou a importância desse auxílio. “A agilidade na análise do CAR é crucial não apenas para os proprietários de terras, mas também para o desenvolvimento ambiental e econômico do estado”, enfatizou Valente.
O apoio é fornecido pelo Projeto Floresta Mais Amazonas, executado pelo Pnud, que firmou um Memorando de Entendimento com o Estado do Amazonas em março de 2021 para apoiar a realização de certas atividades relacionadas ao CAR.
A partir desse ponto, o Projeto lançou um edital para a contratação da empresa, com um contrato de 18 meses. Todos os procedimentos e critérios técnicos foram conduzidos em colaboração com o Ipaam, e a empresa Regea saiu vencedora do processo de seleção, como explicou a coordenadora do Floresta Mais no Amazonas, Júlia Linhares.
“Todos os procedimentos e critérios técnicos foram seguidos de acordo com o Ipaam, para a seleção da empresa que auxiliará o órgão estadual e o Projeto na análise e conclusão de cinco mil cadastros. Vamos acompanhar de perto a empresa durante a execução das atividades, logo após a conclusão da capacitação”, ressaltou a coordenadora do Floresta Mais.
A capacitação orientou a nova equipe nas 15 mil análises de CAR, que resultarão em 5 mil cadastros ambientais rurais analisados e concluídos, seguindo as leis federais e estaduais, por meio do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), utilizado pelo Ipaam.
“A finalidade é fazer com que eles iniciem as análises de CAR com um conhecimento nivelado à equipe do Ipaam, pois eles têm muita expertise em Geo, mas não dominam muito o assunto do sistema do Sicar. Inclusive, dentro dessa equipe existem membros que foram estagiários aqui da GCAP. E agora eles estão retornando como contratados pela empresa Regea, o que já vai facilitar muito nos trabalhos”, pontuou a analista ambiental da GCAP, Liliane Minhós.
Foto: José Narbaes / Ipaam