Ipaam é destaque na Pré-COP e na Cúpula da Amazônia, no Pará

Para debater os principais assuntos que estarão em pauta na Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas, a ser realizada em 2025 em Belém, no Pará, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) esteve presente na Pré-COP, evento internacional que reuniu os estados brasileiros e outros países.

O Ipaam foi representado por seu diretor administrativo, Luiz Andrade, o coordenador de planejamento estratégico do órgão, Sheron Vitorino, e pela analista ambiental Christina Fisher. O trio participou dos Diálogos Amazônicos realizados no Hangar Centro de Convenções de Belém, onde as iniciativas da sociedade civil organizada, que pautam a formulação de novas estratégias para a região, foram tratadas.

O diretor-presidente do Instituto, Juliano Valente, ressaltou a importância dos diálogos entre o órgão e autoridades ambientais do mundo. “A Amazônia, mais do que nunca, necessita dessa atenção e do auxílio à proteção que o mundo pode dar. Parcerias são bem-vindas para dar um novo fôlego à nossa missão, que é combater crimes ambientais e proteger a Amazônia”, afirmou Juliano.

Durante o evento, os servidores do Instituto se reuniram com representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o que resultou em agendas importantes para que o Ipaam possa ampliar suas ações de Comando e Controle, destacando o protagonismo do órgão regulador nas ações voltadas para o Amazonas, tanto na fiscalização quanto na regularização ambiental.

O Ipaam participou, ainda, na última terça-feira (08/08) e quarta-feira (09/08), do evento Diálogos Pan-amazônicos de Biodiversidade, programação da Cúpula da Amazônia, evento paralelo realizado para promover o diálogo entre os países da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), permitindo o intercâmbio de informações em temas relacionados à Biodiversidade com representantes dos países parte da OTCA.

Durante o evento, foram apresentadas à autarquia diversas possibilidades de cooperação que podem vir a ser realizadas em parceria com a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) e com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE). Conversas técnicas, com apresentação da missão do Ipaam e possibilidades de integrar a rede cooperativa a nível nacional e internacional, foram iniciadas com o propósito de estreitar laços colaborativos e integração.

O saldo positivo da agenda foi demonstrado pela receptividade de várias instituições participantes dos eventos, que entenderam o papel do Ipaam no combate aos ilícitos e no desenvolvimento regional.