Ipaam e Ibama realizam curso sobre uso do Sinaflor para técnicos da Semmas

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), realiza, de hoje (02/12) até quinta-feira (05/12), um treinamento para que os analistas ambientais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) estejam aptos a operar o Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor).
O Sinaflor é uma ferramenta de controle das atividades dos empreendimentos de base florestal, sob coordenação, fiscalização e regulamentação do Ibama.
De acordo com o diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, o principal objetivo do curso é capacitar os técnicos da Semmas a manusear o Sinaflor para facilitar o trâmite do empreendedor nas questões de supressão vegetal.
“A ideia é resolver problemas que, até então, estão sendo considerados entraves para os empreendimentos aqui, no estado do Amazonas. No momento em que a Semmas licencia, ela precisa agregar, quando tiver necessidade, a supressão. Isso irá evitar que o empreendedor enfrente um processo nos dois órgãos, uma vez que a Semmas estará apta a licenciar e resolver as questões relacionadas à supressão”, disse o diretor.
A subsecretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Aldenira Queiroz, explicou que essa parceria entre Ipaam e Semmas é para unir esforços para conseguir auxiliar o empreendedor.
“Quando nós fizemos a partição de quem é quem na questão do controle ambiental, isso aí foi uma lacuna que ficou em aberto, por isso é essencial que a Semmas também possa utilizar o sistema para que os procedimentos sejam resolvidos com mais agilidade e tudo isso trabalhando dentro da legislação”, disse.

Workshop – No próximo sábado (07/12), também acontecerá um workshop sobre licenciamento ambiental do setor elétrico no Amazonas. A programação tem como objetivo apresentar, discutir e definir metodologias eficientes para o controle e monitoramento das atividades voltadas para a geração e distribuição de energia elétrica. O workshop será realizado no Parque do Mindu, das 8h às 17h.

FOTOS: RICARDO OLIVEIRA E JOSÉ NARBAES/IPAAM