Ipaam planeja ações ligadas à recuperação de áreas desmatadas com cooperativa alemã

A reunião tratou de ações para o aprimoramento do projeto CAR

 

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), por meio da Gerência de Controle Agropecuário (GCAP), recebeu, na quinta-feira (24/03), representantes da Agência de Cooperativa Alemã (GIZ), no Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas (CMAAP) do órgão para tratar do planejamento de ações relacionadas ao projeto de Cadastramento Ambiental Rural (CAR) para o ano de 2022.

A GIZ tem parceria de longa data com o Governo do Estado. A assessora técnica do projeto CAR na Cooperação Técnica Alemã, Ana Cláudia Chaves, explicou sobre o objetivo do planejamento.

“Por conta da parceria direta com o Ipaam, Idam e Sema, fazemos reuniões com esses órgãos para pensar as próximas atividades ou ações que iremos realizar em conjunto com a cooperação, então essa reunião é para alinhar o planejamento de 2022”, disse.

Na reunião foram levantadas sugestões de novas estratégias e ações para programar a capacitação dos técnicos e, também, reforçar a conscientização dos donos de propriedades rurais sobre o Cadastro. Além do CAR, entraram na pauta, os projetos Floresta+, Projecar e Paisagens Sustentáveis na Amazônia, todos com o objetivo de recuperação das áreas desmatadas.

Sobre a necessidade de maior capacitação, a gerente de Controle Agropecuário do Ipaam, Maria Luziene Alves, aponta que o órgão de assistência técnica é o responsável por fazer as retificações e atendimentos de modificação dos CAR’s e imóveis, até quatro módulos fiscais.

“A grande demanda do órgão de extensão é de fato a capacitação, tanto em ferramentas GEO, quanto na legislação referente ao CAR. E a GIZ é a grande parceira nisso, tanto para o Ipaam, quanto para o órgão de extensão do estado, que é o Idam”, aponta Luziene.

Capacitação – Durante a reunião também foi discutida a realização de uma ação de capacitação de técnicos em Humaitá, município no sul do Amazonas. Serão quatro dias de oficinas que estão programadas para acontecer entre os dias 25 a 29 de abril.

 

 

TEXTO: Andreia Carvalho

FOTO: José Narbaes/Ipaam