Ipaam promove capacitação de servidores

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) promoveu um minicurso de software para os servidores internos, entre os dias 19 e 22 de julho. Dez analistas participaram do treinamento, abrangendo servidores das gerências de Controle Florestal (GCF), Controle Agropecuário (GCAP) e Geoprocessamento, no gabinete da qual foi realizada a atividade.

A programação será retomada no dia 9 de agosto e seguirá até o final do mês, com algumas pausas para não atrapalhar o fluxo de trabalho.

O programa de treinamento tem estabelecido uma “bateria de cursos”, como explica a analista ambiental Priscila Carvalho. “O primeiro treinamento foi feito de forma remota. Já a partir da segunda bateria de cursos, conseguimos participar de forma presencial. Ao todo serão cinco etapas de capacitação, dentro do contrato do Ipaam para a compra de licenças e treinamento”.

Durante a última etapa, foram ministrados três cursos em quatro dias, sendo eles: Coleta e Gerenciamento de Dados de Campo usando ArcGIS; Configurando Aplicações Web Utilizando o Web AppBuilder for ArcGIS; e Criando Story Maps com o ArcGIS.

O ArcGIS é um software desenvolvido pela empresa americana Esri, líder no mercado, especializada em soluções para área de informações geográficas, usando ferramentas para analisar e visualizar dados. Com a ajuda do software, essas informações podem ser compartilhadas com outras pessoas por meio de aplicativos, mapas e relatórios.

De acordo com o responsável pela implementação do software no Ipaam, Daniel Soares, o objetivo principal é elaborar ferramentas informatizadas de acessibilidade externa: “Queremos ir além da criação de mapas e criar mecanismos para disponibilizar esses recursos para o público externo. O projeto do Ipaam é esse, capacitar para poder gerar um dashboard com informações públicas”.

FOTO: Acervo / Ipaam
TEXTO: Kamila Supriyadi / Ipaam