Ipaam realiza audiência pública no Puraquequara sobre extração de argila

Audiência pretende apresentar estudos sobre impactos na atividade de extração de argila no Puraquequara

Reunião vai tratar sobre possíveis impactos na região e ouvir comunidade sobre esse tema

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) realizará, no dia 26 de março, uma audiência pública no bairro Puraquequara, zona leste de Manaus, para apresentação e discussão sobre os Estudos e Relatórios de Impactos Ambientais (EIA/Rima) referentes ao licenciamento ambiental da empresa Polimix Ltda na atividade de extração de argila na região.

A audiência pública tem o objetivo de apresentar à população informações sobre o empreendimento, sobre a atividade que será realizada, os impactos e as medidas que serão apresentados pela empresa, que pretende beneficiar coletivamente a região e ao entorno da área onde o empreendimento vai acontecer.

O Ipaam atua no licenciamento da atividade e estará presente para esclarecer a população sobre a importância dos estudos realizados decorrente da lavra mineral e auxiliará a população nas questões que possam surgir durante a audiência.

A analista ambiental do Ipaam, Maria do Carmo Santos, ressalta que o EIA/Rima deve conter a análise detalhada dos impactos positivos e negativos, quais as medidas para mitigar, solucionar, minimizar ou evitar os possíveis impactos negativos. Analisam também os riscos, as áreas de influência, solo, a vegetação, a fauna e a parte socioeconômica.

A analista assinala a importância da audiência pública. “As pessoas não votam numa audiência pública contra ou a favor de um empreendimento, mas podem colocar algum tipo de informação que nem a equipe técnica do Ipaam, nem a equipe da empresa tenham verificado ou notado uma particularidade da região que só as pessoas que vivem no local podem saber ou conhecer”.

Utilização da argila – A argila que se pretende extrair é utilizada como matéria-prima para a fabricação de cimento, usada em substituição em até 30% ao clínquer, principal componente presente na composição do cimento e que possui elevado potencial poluidor.

Audiência – A audiência será realizada na quadra da Escola Estadual Irmã Gabrielle Cogels, localizada na rua Barroso, s/nº, Puraquequara, a partir das 9h.

FOTO: José Narbaes/Ipaam
TEXTO: Andreia Carvalho