Ipaam recebe comitiva amapaense de Meio Ambiente para interação sobre sistema de licenciamento industrial

O encontro aconteceu na sede do Ipaam e contou com a equipe técnica da gerência de licenciamento ambiental

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) recebeu a visita de uma comitiva do estado do Amapá, formada pelo Secretário de Meio Ambiente, Cássio Lemos, o Procurador do Estado do Amapá Wellington Bringel, e os analistas ambientais Diogo Porto e Wellison Maximin, para entenderem o processo de licenciamento industrial realizado pelo órgão amazonense. Os representantes do governo amapaense foram recebidos pela técnica Maria do Carmo Neves e técnicos da Gerência de Licenciamento Industrial do Ipaam, nesta sexta-feira (10/03).

O objetivo da visita foi entender como é feito o licenciamento de termoelétricas no Amazonas. A comitiva sanou dúvidas, como: liberação de Licenças Prévias (LP), Licenças de Instalação (LI) e compensações, e Termos de Ajuste de Condutas (TAC).

De acordo com o secretário Cássio Lemos, a troca de informação entre os estados, não só está relacionada a licenciamentos industriais, mas também em outras áreas de atividades no Meio Ambiente, sendo de extrema importância.

“Nós enxergamos o Amazonas na vanguarda do Licenciamento, sobretudo das termoelétricas. Verificamos que os procedimentos são bem definidos aqui no estado e que não têm tido nenhum tipo de problema com os órgãos de controle externo ambientais. Então o fato de trocarmos essas informações e tirar dúvidas com o estado da Amazônia Legal que está na vanguarda é extremamente importante. Nós precisamos muito mais dessa troca de informações sobre manejo florestal. Hidroelétrica, é um potencial de informação extremamente relevante”, salientou Lemos.

Para a Assessora Técnica do Ipaam, Maria do Carmo Neves, a visita foi interessante e estimulou um possível encontro entre os representantes das pastas ambientais dos estados da região Norte.

“Foi bem interessante termos nos reunido com eles e também foi bom para nós por estarmos fazendo alguma coisa na frente de alguns estados. E essa troca ficou como um propósito de ser feito um seminário com os estados da Região Norte para troca de informações de uma forma mais generalizada”, finalizou Maria do Carmo.

O encontro foi finalizado com a promessa de outras visitas ao órgão e uma interação na área ambiental entre os estados do Amapá e Amazonas.

 

 

TEXTO: Sephora Melo

FOTOS: Sephora Melo / Ipaam