Ipaam recebe filhote de peixe-boi resgatado em reserva de Tefé

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) recebeu neste sábado (09/06) um filhote de peixe-boi resgatado por técnicos do Instituto Mamirauá, na Reserva Amanã, no município de Tefé (distante 613 quilometros de Manaus).

O animal estava há duas semanas sob os cuidados de técnico do Instituto no município e foi trazido a Manaus, em uma lancha rápida, com a ajuda de um biólogo e uma veterinária da Gerência de Fauna (Gfau) do Ipaam. O memífero foi transportado do porto Manaus Moderna, no Centro, para o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), onde recebeu assistência técnica veterinário e ficará em quarentena.

Uma esponja de colchão e toalhas úmidas foram usados durante a viajem de 12h, de Tefé a Manaus, para que o corpo do peixe-boi se mantevesse umedecido.

O animal foi batizado pela equipe de Mamirauá como “Tuxauzinho Sião”, nome de personalidade forte, digna de um tuxaua
(líder) e, tambem, uma referência ao lugar onde foi encontrado, a comunidade rural Monte Sião, na
Reserva Amanã.

De acordo com a pesquisadora Hilda Chavez, do Grupo de Pesquisas em Mamíferos Aquáticos Amazônicos do Instituto Mamirauá, o filhote apresentou boas condições durante a viagem. “É um indivíduo saudável, por volta de 2 a 3 meses de idade, com 84 centímetros e pesando cerca de 10 quilos e meio. Ele se alimenta de leite e está começando a comer vegetação aquática, como o mureru”, disse.

O técnico do Ipaam, Eduardo Marques, que acompanhou o traslado do mamífero até Manaus, disse que o peixe-boi resistiu bem a viagem, mas precisa de cuidados e alimentação adequada a partir de agora no Inpa.