Nota de Esclarecimento

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) utiliza ferramentas geotecnológicas de extrema importância e eficácia no licenciamento, monitoramento e fiscalização das atividades com potencial de impacto, bem como para identificar e combater crimes ambientais no estado do Amazonas.

Dentre as ferramentas utilizadas pelo órgão, está a Base de Dados Espacial, desenvolvida em 2008, sobre a base tecnológica de plataforma Windows, Banco de Dados Oracle, Servidor (software) de Aplicações Oracle IAS e sistemas de geoprocessamento do pacote ArcGIS.

Contudo, no ano corrente, a base construída vem passando por problemas técnicos frequentes de paralisação e baixa performance. Para tanto, o Ipaam está buscando solucionar os problemas encontrados e por isso, resolveu adotar uma medida de suspensão total das atividades da base de caracterização da Gerência de Geoprocessamento (GGEO) a partir do dia 19 de agosto (quarta-feira). A finalidade é realizar manutenção corretiva e preventiva a fim de sanar definitivamente os problemas e normalizar os procedimentos de caracterização dos processos, objeto do licenciamento ambiental.