Acessibilidade

Principais Atividades

CAMPANHAS EDUCATIVAS

Campanha

As campanhas têm o objetivo de sensibilizar a população para as questões ambientais.

A campanha “Diga não ao Fogo” ocorre em todos os municípios, visando a reduzir os focos de queimadas, que são riscos à saúde humana e causam impactos negativos ao meio ambiente. São realizadas abordagens nas feiras, residências, empreendimentos comerciais, escolas e instituições governamentais e não governamentais.

PALESTRAS

Palestra

As Palestras são realizadas como parte da programação das atividades educativas incluindo grandes eventos, abordando variados temas, tais como resíduos sólidos,queimadas, desmatamento, água, aquecimento global, poluição, tráfico de animais silvestres, pesca predatória e outros temas dependendo da realidade de cada local.

OFICINAS

Oficina em Nova Olinda

As Oficinas de reaproveitamento de resíduos visam minimizar o acúmulo de resíduos nas áreas urbana e rural.

BIBLIOTECA CENTRAL DO IPAAM

Biblioteca IPAAM

Atende ao público de segunda a sexta-feira, de 08h às 14h;

Biblioteca especializada em Meio Ambiente e Amazônia;

Consulta local;

Temas: Água, Educação Ambiental, Resíduos Sólidos, Impacto Ambiental, floresta e áreas afins

BIBLIOTECA MÓVEL - JUSCELINO BATISTA

Biblioteca Móvel

Trata-se de micro-ônibus, transformado em uma Biblioteca Móvel, com espaço para leitura e consulta à bibliografia local aos mais de 600 exemplares de livros sobre meio ambiente e temas ligados à Amazônia e ao Amazonas.

Atende aos municípios com acesso por estrada na Região Metropolitana de Manaus.

As Oficinas de Leitura ocorrem por meio de parceria com escolas estaduais e municipais e Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Educação.

Atendimento ao público durante os eventos educativos nas área urbana e/ou em comunidades rurais.

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

Audiência Pública em Silves

A Gerência organiza as Audiências Públicas para os empreendimentos apresentarem os Relatórios de Impacto Ambiental, como exigência no processo de Licenciamento Ambiental, de acordo com a Resolução CONAMA nº 9, de 03/12/87.

MATERIAL EDUCATIVO

Campanhas

Para a realização das atividades de Educação Ambiental, utiliza-se material educativo de apoio, tais como cartilhas, folders, banners, faixas, cartazes e vídeos, elaborados com apoio das outras Gerências vinculadas á Diretoria Técnica.

EVENTOS EDUCATIVOS

Eventos Técnicos

O IPAAM participa de eventos técnicos e educativos, como feiras, exposições, workshops e outros similares promovidos pelo Órgão ou realizados em parceria com outras instituições, onde a equipe de Educação Ambiental leva orientações sobre vários temas, bem como sobre os serviços oferecidos pelo IPAAM.

SATISFAÇÃO DO CLIENTE

Satisfação

Ao receber a Licença Ambiental, o empreendedor recebe um questionário e preenche para que o IPAAM possa medir a sua satisfação em relação ao processo para obtenção da Licença. As reclamações também serão tratadas a fim de sanar problemas apresentados.

Obs: Fonte: IPAAM 2017

CIEA-AM

LOGO-CIEA-AM

O IPAAM é uma das instituições que fazem parte da CIEA-AM – Comissão Interinstitucional de Educado Ambiental do Estado do Amazonas, desde a sua criação em 02/06/2005, por meio do Decreto 25.043, com alteração em 24/09/2012, no Decreto 32.836.

Saiba mais AQUI

V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente - V CNIJMA

A V CNIJMA – Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente será realizada de 15 a 19 de junho de 2018.
O Estado do Amazonas, por meio da COE – Comissão Organizadora Estadual, vem realizando as reuniões de planejamento da Conferência Estadual. O IPAAM e a SEMA, juntamente com as outras instituições fazem parte da COE estadual. A coordenação estadual é da SEDUC – Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino.
Diretrizes para a realização: