Servidores do Ipaam e da Sema recebem cursos sobre novas tecnologias contra crimes ambientais

FOTOS: RICARDO OLIVEIRA/IPAAM

A mais moderna tecnologia do Brasil em monitoramento e combate a crimes ambientais foi apresentada nesta terça-feira (11/12) aos servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), durante o Workshop ArcGIS – A Ciência do Onde a favor do Meio Ambiente. O evento foi realizado no espaço Tapiri do Ipaam (avenida Mário Ypiranga, bairro Parque Dez de Novembro, zona centro-sul) pela empresa Imagem Geosistemas Ltda., distribuidor exclusivo da ESRI no Brasil.


De acordo com o secretário executivo da Sema, Adilson Cordeiro, nos últimos 14 meses, o Governo Amazonino Mendes vem buscando cada vez mais parcerias inovadoras no país que agregue inteligência à gestão no sistema ambiental para fortalecer o comando e controle do Estado, além de dar um suporte maior para as fiscalizações e monitoramentos feitos pelo órgão. “Estamos integrando um sistema corporativo através de aplicativos para uma melhor forma de trabalhar a gestão ambiental e essa integração está acontecendo por meio da Ciência do Onde”, disse.

Novidades – Durante o workshop, o diretor de Negócios da ESRI para a América Latina, Carlos Cardona, mostrou o funcionamento da plataforma ArcGIS, da qual o Ipaam e a Sema são usuários. Segundo ele, trata-se de um sistema que oferece um conjunto de funcionalidades, com uma ampla ferramenta de mapeamento que ajuda ainda mais a gestão ambiental do Estado. O arquiteto de Soluções da Imagem da empresa, Caio Amaral, apresentou algumas novidades da plataforma, com mais inovação, como a 3D GIS, que oferece o contexto do mundo real para os mapas e dados do Amazonas.

O Workshop foi oferecido pela ESRI, líder mundial no tratamento de dados geoespaciais e geoinformação (The Science of Where  – Ciência do Onde). A empresa trabalha com as constantes mudanças no mundo e oferecendo soluções inteligentes para a proteção do clima e inovações para a segurança pública, transportes, poluição, economia, recursos naturais e defesa. O Sistema de Informações Geográficas é essencial para entender estas mudanças e por isso investem mais de 25% do seu faturamento em pesquisas e desenvolvimentos.