Coordenadores do “Aliança Verde” recebem orientação acerca de procedimentos de licenciamento pelo Ipaam

Coordenadores do “Aliança Verde” recebem orientação acerca de procedimentos de licenciamento pelo Ipaam
O projeto “Aliança Verde” é uma iniciativa dos comunitários com apoio da prefeitura de Manicoré.

O projeto de agricultura e sustentabilidade pretende atender 415 famílias em Manicoré

 O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) recebeu na manhã desta quinta-feira, (30/06), representantes da comunidade localizada no Distrito Capananzinho, em Manicoré (a 457 km de  Manaus), para orientação sobre projeto de agricultura sustentável no município.

A propriedade visada pelo projeto é a Nova Aliança e está localizada dentro do Distrito de Capananzinho, terceiro maior distrito do estado.   Ao todo, são 415 famílias cadastradas no projeto, que ainda está em fase de planejamento. Dentre as culturas que serão cultivadas estão o açaí e a castanha.

O diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, ressalta a importância de se buscar a orientação adequada mesmo antes de iniciar qualquer empreendimento.

“A partir das orientações passadas pelo Ipaam, a associação vai ter mais subsídios para desenvolver o projeto. Então esse projeto já vai nascer dentro das normas legais”, orienta Valente.

A iniciativa surgiu dos próprios comunitários, com apoio da prefeitura do município, e tem o objetivo de buscar alternativas de trabalho mais sustentáveis. Além da Prefeitura Municipal de Manicoré, a associação recebe o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e do Ipaam.

Segundo o prefeito de Manicoré, Lúcio Flávio do Rosário, o objetivo do projeto é fazer uma unidade demonstrativa que sirva de incentivo para a criação de outros modelos como esse.

 “Ainda estamos desenhando esse projeto, mas queremos que ele seja um modelo para que se comprove que é possível trabalhar com agricultura naquela região. Vamos dar esse apoio e incentivo maior aos produtores rurais e dar a oportunidade de uma nova alternativa de trabalho para as famílias daquela região”, salientou o prefeito.

Texto: Andréia Farias