Ipaam ministra oficina de reaproveitamento de resíduos

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) participou, na tarde desta terça-feira (26/03), na Escola Normal Superior – ENS (UEA), localizada na avenida Djalma Batista, bairro Chapada, zona centro-sul de Manaus, da oficina de reaproveitamento de resíduos com os alunos do curso de licenciatura em Geografia, que acontece até a próxima sexta-feira (29/03).

A oficina de reciclagem tem como objetivo ensinar aos acadêmicos formas de reaproveitar o material pet e objetos que sejam proveitosos também para a escola, como os cestos para reciclagem de resíduos que os próprios alunos estão confeccionando com garrafas pets.

De acordo com a analista técnica de Educação Ambiental do Ipaam, Vandete Sousa, a atividade é de grande importância tanto para os alunos quanto para a própria UEA. “Essa demanda veio por meio da UEA e nós nos prontificamos em atender, visto a importância de tal para a sociedade, onde esperamos que todos entendam a importância em reciclar esse tipo de material”, disse.

A diretora da ENS, Vanúbia Monayco, contou que toda ajuda é bem-vinda e em especial a do Ipaam, que vem somar com projetos de ordem ambiental da UEA. “É importante sensibilizar a comunidade em geral, os professores, alunos em geral, com o trato com os nossos recursos, porque à medida que eles aprendem formas de trabalhar com o que é plástico e transformar isso em produto de uso da escola já é bastante benéfico para nós”, disse.

Vanúbia informou também que o projeto ainda é pequeno e que caminha a passos curtos para ser implementado na Escola, mas que já conta com o apoio de todos os cursos. “O projeto conta com os cursos de Letras, Geografia, Matemática, Ciências Biológicas, entre outros. Nós queremos que, de passo em passo, nós consigamos transformar isso em um projeto de grande impacto na sociedade”, completou.

PIBID – A coordenadora do projeto, Vilma Araújo, explicou que os alunos fazem parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), que conta com 25 alunos e três professores, 16 alunos na Escola Estadual Professora Alda Barata e nove alunos na Escola Estadual Sólon de Lucena. “Nós estamos fazendo essa oficina com os pets para conseguir implementar a coleta seletiva na ENS e para que os alunos consigam passar esses ensinamentos para os outros alunos da escola estaduais”, explicou.

O acadêmico João Matheus, do 5° período do curso de Geografia, que está participando da oficina, contou que está sendo bem proveitoso, que todo mundo já está conseguindo fazer a reciclagem com os pets e que todos sabem do prejuízo desse material jogado no lixo. “O lado bom de levar isso para as escolas é que eles também aprendem a mexer com esse material e fazer com que eles se sensibilizem em reciclar também”, disse.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) tem o objetivo de unir secretarias estaduais e municipais de educação e universidades públicas e faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.

FOTOS: JOSÉ NARBAES/IPAAM