Servidores do Ipaam são contemplados com Plano de Cargos aprovado pela Aleam

A votação aconteceu na segunda-feira (29/04), em regime de urgência, articulado pelo deputado Sinésio Campos

Há quase uma década aguardando, finalmente os servidores do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) tiveram seu Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) aprovado, na segunda-feira (29/04), pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O documento já havia passado pelo crivo do governador do estado.

Para o diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, essa é mais uma vitória para o meio ambiente. “Não é somente o servidor do órgão ambiental que ganha com a valorização de seu trabalho, o meio ambiente também se beneficia, pois o analista e o técnico ambiental trabalham muito mais motivados ao saberem que todo o seu sacrifício, esforço, doação e suor para manter a preservação dos recursos naturais são valorizados pelo estado ao qual servem”, salientou Valente.

Tendo como relator do projeto o deputado Sinésio Campos (PT) e o apoio do presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (União Brasil), o Projeto de Lei aprovado deve beneficiar, com segurança jurídica, aproximadamente 160 servidores, entre analistas ambientais e técnicos de nível médio e fundamental.

O relator também articulou com seus colegas parlamentares que o PL fosse votado em regime de urgência, assegurando a aprovação do texto antes do feriado do Dia do Trabalhador.

“Demos um presente a esses trabalhadores. O Ipaam possui um papel fundamental para a economia do Amazonas, todo projeto, seja grande ou pequeno, precisa passar pelo órgão. São esses profissionais que permitem o desenvolvimento econômico, aliado à preservação ambiental, e merecem ser reconhecidos pelo trabalho”, afirmou o relator.

A servidora Elcione Pamplona, analista ambiental da gerência de controle florestal do Ipaam, comemorou a aprovação.

“O PCCR do Ipaam aprovado ontem na Aleam, por unanimidade dos deputados presentes, é um feito histórico do governo Wilson Lima, pois há mais de sete anos nós vínhamos lutando para que essa aprovação acontecesse. Isso representa para os servidores a valorização dos serviços prestados ao estado, por mais de 40 anos para muitos deles”, destacou a servidora.

Texto: Kézia Pinto e Sephora Melo

Fotos: Divulgação Ipaam