Analistas do Ipaam recebem Curso sobre Avaliação Ambiental Estratégica

A capacitação foi ministrada pela professora de pós-graduação da Ufam, Andrea Waichman

Durante os três últimos dias do mês de março, os analistas ambientais do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) receberam o Curso de atualização sobre Avaliação Ambiental Estratégica (AAE), ministrado pela professora de pós-graduação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Andrea Waichman. A capacitação foi realizada e organizada pelos Núcleos de Apoio ao Servidor e de Educação Ambiental do Ipaam.

Na abertura do curso, na quarta-feira (29/03), o diretor-presidente do instituto, Juliano Valente, enfatizou a determinação da autarquia em adquirir e repassar conhecimento aos seus servidores.

“Nos últimos tempos nós temos feito muita interação de conhecimento, porque essa é a regra geral da casa: adquirir e repassar o conhecimento acumulado que tem aqui dentro. Então, eu espero que a gente faça essa troca, pois imagina o ganho que seria para a comunidade científica aproveitar todo o conhecimento que temos aqui no Ipaam”, valorizou Valente.

Durante a aplicação do conteúdo de AAE, a professora Andrea reforçou a mudança no modo de pensar o desenvolvimento econômico de uma região, de uma forma diferenciada. Em seu entendimento é necessário prever diferentes tipos de impactos de um empreendimento, das políticas, programas e outros que acontecem nos espaços territoriais.

Assim, as ferramentas normais utilizadas nos processos de licenciamento ambiental não dariam conta de avaliar todos os possíveis impactos que podem ocorrer.

“Nesse contexto, o instrumento que nos possibilita fazermos avaliações ambientais mais amplas é a Avaliação Ambiental Estratégica. Ela tem semelhanças com o processo de estudo de impactos ambientais, mas também é diferente, justamente no olhar mais estratégico do que pode ser feito à luz dos desenvolvimentos sustentáveis, das políticas já existentes. É menos profundo, mas, mais amplo sobre como podemos integrar, pensando as questões ambientais e as diferentes iniciativas de desenvolvimento para uma região”, pontuou Waichman.

Para Maria do Carmo dos Santos, analista ambiental do Ipaam e uma das organizadoras do curso, em se tratando dos trabalhos executados pelo Ipaam, a ferramenta ajudaria as equipes de análises a terem uma visão mais ampla sobre a questão dos impactos.

“A ferramenta poderia trazer outro olhar para a questão dos impactos e ajudaria também nos Termos de Referência de Estudo de Impacto Ambiental. Então, nesse aspecto é bem importante a nossa equipe de analistas ter conhecimento dessa ferramenta e saber que pode ter esse novo olhar na hora de avaliar, embora ela seja mais voltada para ser utilizada antes de pensar na instalação de uma obra de infraestrutura, por exemplo, por ser um instrumento de planejamento”, ponderou Maria do Carmo.

TEXTO: Kézia Ferreira

FOTOS:  José Narbaes/Ipaam